20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Secretaria investe em “Educação para o Trânsito”

Secretaria investe em “Educação para o Trânsito”

12/11/2013 20h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Secretaria investe em “Educação para o Trânsito”

Como parte da política de Educação para o Trânsito e visando a conscientização da população para o respeito às leis de trânsito, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte vem buscando, constantemente, novas alternativas para envolver a sociedade na tarefa de tornar o trânsito mais seguro.

 

Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança, no Brasil, foi criada uma Lei Federal que regulamenta o trânsito de veículos e pedestres: o Código de Trânsito, Lei nº. 9,053 de 23 de setembro de 1997. Nela podemos encontrar normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos.

Mesmo com o Código de Trânsito, muitos motoristas e pedestres não seguem as leis e isso pode causar graves acidentes de trânsito, levando pessoas à morte. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. Para que as pessoas se conscientizem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para Educação no Trânsito.

Dando sequência à programação de “Educação para o Trânsito”, a secretaria informa que, na ausência de equipamentos de monitoramento de velocidade de veículos, as ações de conscientização para o trânsito seguro serão intensificadas em São Carlos.

Para o secretário Celso Higashi, “o trânsito é dinâmico e por isso há a necessidade de novas abordagens para tratamento dos problemas. Sendo assim, a secretaria prioriza a ‘Educação para o Trânsito’, que aborda diversos temas como a direção defensiva, o autoconhecimento do motorista e a legislação de trânsito. Nossa equipe sempre realiza palestras, blitz educativas e esperamos que os motoristas abordados sejam multiplicadores desse conhecimento positivo”, disse Higashi.

O Secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, informa que o contrato com empresa responsável pelos equipamentos de monitoramento de velocidade de veículos na cidade não foi prorrogado por questões técnicas. A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito vem estudando novas tecnologias e modalidades de certames para melhoria do controle da fiscalização eletrônica na cidade e um melhor aproveitamento dos recursos investidos.

 

Segundo o diretor do departamento de trânsito, Mateus Araújo e Silva, desde agosto, a secretaria vem estudando novas tecnologias e promovendo testes na cidade. “Em breve, será lançado um edital contendo as especificações técnicas desta nova tecnologia para fiscalização eletrônica em São Carlos”, informou o diretor.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x