5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Transporte Justo” termina pacífico e reúne 10 mil

“Transporte Justo” termina pacífico e reúne 10 mil

20/06/2013 23h49 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Transporte Justo” termina pacífico e reúne 10 mil

Por volta das 19h15 desta quinta-feira, os manifestantes chegaram ao destino final da passeata Transporte Justo, no Terminal Rodoviário da cidade. Lá todos se concentraram novamente para as últimas considerações do ato.

 

Neste momento, a multidão iniciou um coro para cantar o Hino Nacional. Ao final, muitos aplausos e gritos expressaram a força dos manifestantes presentes. De acordo com a organização, calculava-se a participação de aproximadamente 15 mil pessoas. Já a estimativa da Polícia Militar era de 7 mil manifestantes nas ruas.

Todo o trajeto ocorreu sem nenhum registro de ocorrência de violência ou vandalismo. A todo momento, a passeata foi acompanhada de longe por policiais e agentes de trânsito.

Um dos integrantes do movimento “Transporte Justo São Carlos”, Pedro Matos, de 22 anos, diz que escutou diversas estimativas da quantidade de pessoas que foram às ruas, mas que oficialmente desconhece o número exato, porém tem certeza que o movimento alcançou seu objetivo e superou as expectativas iniciais. “É muito bonito ver a adesão da população de São Carlos ao movimento”, diz Matos.

Durante a marcha, foi possível ver bebês de colo e crianças acompanhadas dos pais, muitos jovens, adultos e até idosos participando do manifesto com cartazes, bandeiras, apitos e mascaras.

Para Matos, a passeata, que foi totalmente pacífica, garantiu a presença de toda a população. “Além disso, desta maneira, conseguimos pautar todos os eixos do movimento e continuar com as reivindicações. A gente espera que com isso abram-se as negociações para realmente conseguir um transporte público decente para São Carlos e avançar ainda mais nos três eixos da nossa manifestação”, destacou Matos.

Ainda segundo o integrante do movimento, a redução de R$ 0,10 na tarifa anunciada nesta quinta-feira, 20, pelo prefeito, não irá resolver as questões necessárias para as melhorias do transporte público. Ele garantiu que o protesto não para por aqui.

“Por isso iremos nos mobilizar mais uma vez na terça-feira na Câmara Municipal para pressionar, além da redução da tarifa, pela qualidade do transporte público e pela não renovação com a empresa Athenas”, comenta Pedro.

Ele ainda completa que “será aberta um grande discussão em São Carlos sobre o sistema de transporte público para a gente ver quais são os rumos que a população quer de mudança para o serviço”, finaliza.

Muitos manifestantes presentes ao final da passeata elogiaram a organização do evento e as pautas de reivindicação apresentadas que sensibilizaram milhares pessoas e as uniram por uma causa coletiva e comum, levando todos a se manifestarem pelas ruas, pedindo por mudanças e melhorias em todas as questões de desrespeito à sociedade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x