9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Selo passa a identificar produtos em São Carlos

Selo passa a identificar produtos em São Carlos

04/04/2012 21h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Selo passa a identificar produtos em São Carlos

O prefeito Oswaldo Barba entregou nesta quarta-feira, 4, o Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) a 22 agricultores de São Carlos. A entrega foi feita no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CTAF) e é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Também participaram a secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, o diretor de Agricultura, João Vitor Rosa, e o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de São Carlos, Adriano Scheneviz.

De acordo com o prefeito, o selo é o reconhecimento do trabalho que os agricultores realizam. “São produtos de qualidade, frescos, produzidos com quantidade mínima de agrotóxico que passam a ser atestados por um documento do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Para vocês agricultores é uma certeza de um produto de qualidade, com mais possibilidade de venda e para a população de São Carlos é um grande ganho”, destaca o prefeito. Em 2011, cinco agricultores também receberam a certificação.

O documento demonstra que os agricultores estão credenciados junto ao Ministério e podem se inscrever nos grandes programas para compra de alimentos que fornecem para a merenda escolar, como o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e o Compra Direta Local. Os agricultores já são cadastrados e comercializam para a Prefeitura de São Carlos.

Barba citou ainda o retorno das feiras, sendo esta mais uma opção de compra para a população, com a oferta de produtos de qualidade, gerando renda aos pequenos produtores.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, ressaltou os avanços comprovados na áreaem São Carlos, a ampliação do acesso aos alimentos e o incremento da economia com a venda de produtos gerados pela agricultura familiar.

“Houve um progresso visível. Hoje toda a população adquire produtos da agricultura familiar e confia no trabalho de vocês. Agradeço a confiança que vocês depositaram nesse projeto e também ao prefeito Barba por todo o apoio em incentivar a ampliação da produção agrícola familiar na cidade”, disse.

Ao todo existem mais de 250 agricultores familiares de São Carlos e região, cadastrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que fornecem semanalmente cerca de 27 toneladas de hortifrutis. São alimentos que irão servir mais de 44 mil alunos na cidade que estudam nas 118 unidades escolares do município (rede municipal e estadual).

Além disso, os dois restaurantes populares de São Carlos chegam a fornecer cerca de mil refeições diárias, que também são confeccionados com produtos da agricultura familiar.

 

NO BRASIL – Esse tipo de produção fornece em torno de 70% dos alimentos consumidos no país, no entanto, esta participação é praticamente imperceptível para os consumidores. Para torná-la visível, na alimentação diária dos brasileiros, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) criou o selo. A sua validade é de cinco anos, podendo ser renovado, e é concedido a empresas e cooperativas ou associações, a agricultores familiares, desde que portadores de DAP, para identificar produtos como verduras, legumes, e ainda polpas de frutas e laticínios, entre outros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x