1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Servidores municipais de Itirapina entram em greve

Servidores municipais de Itirapina entram em greve

03/05/2017 11h56 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Servidores municipais de Itirapina entram em greve

Aproximadamente 100 funcionários públicos municipais estão em greve, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Itirapina. A paralisação é devida ao anúncio do prefeito José Maria Cândido (PMDB) de que não haverá aumento nos salários dos servidores e no tíquete refeição. 

O Sindicato, em nota, afirma que a greve é por prazo indeterminado, respeitando o percentual legal dos serviços emergenciais e os demais pareceres legais, devido à falta de negociação e a resposta do chefe do Executivo. “Após este Sindicato ter tentado negociações de forma amigável, principalmente com relação ao reajuste salarial, não foi obtido êxito vez que o Prefeito Municipal ignorou as reivindicações formuladas pelo funcionalismo público, que vem recebendo desvalorizações em seus salários”, aponta o documento. “Em resposta a oficio enviado pelo Sindicato, o Prefeito informou que neste ano o reajuste do funcionalismo público será zero, recusando-se, inclusive em receber uma comissão de funcionários para negociação”, completa.

 Segundo o Sindicato, a Prefeitura conta com muitos cargos de confiança, o que incha o quadro de servidores e faz com que a folha salarial fique acima do permitido por lei. “Neste tom de desprezo e humilhação é que a Administração Pública Municipal vem tratando seus funcionários, inchando o quadro com seus cargos políticos de confiança, todos apadrinhados, que somam cerca de 80 cargos, consumindo por volta de R$ 4 milhões, por ano, do dinheiro público, apadrinhados esses que no dia a dia ameaçam e oprimem os trabalhadores concursados, fazendo com que a máquina pública se torne doente, com vários funcionários afastados por depressão, e deficitária”, destaca a nota. 

Para finalizar, o Sindicato pede a compreensão da população. “Contamos com a compreensão da população, que necessita da utilização dos serviços públicos, com relação aos eventuais transtornos que venham a ocorrer por conta da greve”, encerra.

Outro lado

O prefeito Zé Maria confirma que este ano não será possível dar aumento aos servidores municipais. “Não vamos dar aumento. O orçamento aprovado pela Câmara Municipal no ano passado não previu o reajuste. Então não há dotação orçamentária, não há dinheiro e o índice de pessoal está elevado, acima do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica o chefe do Executivo. 

Zé Maria também disse que irá descontar os dias das pessoas que não forem trabalhar para se juntar ao movimento grevista. “Não há chance de dar qualquer aumento, o tíquete alimentação aumentamos nos últimos anos acima da inflação. Os dias de quem faltar do serviço serão descontados”, finaliza o prefeito. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x