15 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Sincomercio integra sistema de Logística Reversa

Sincomercio integra sistema de Logística Reversa

08/06/2017 10h26 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sincomercio integra sistema de Logística Reversa

O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) está integrando o sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

O sistema, apresentado na terça-feira (6), atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016,  entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica – ABINEE. 

De acordo com a proposta, o comércio que vende pilhas e baterias portáteis deve receber esses produtos pós-consumo de seus consumidores e para isso precisa ser um ponto de entrega primário.

Com a adesão ao sistema, o Sincomercio São Carlos atuará como ponto de entrega secundário, para receber de seus representantes as pilhas e baterias usadas. “Vamos receber um kit para a instalação do ponto de entrega secundário e estamos nos cadastrado junto à ABINEE, para solicitar o frete de retirada desses materiais. É mais um serviço que o sindicato oferece ao comércio local e a toda a cidade, em favor da sustentabilidade”, explicou o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Gullo,

Paulo Gullo, lembrou que serão recolhidas, na sede do sindicato à rua Riachuelo, 130,  baterias portáteis, pilhas comuns de zinco – manganês, pilhas alcalinas e pilhas recarregáveis. “Além de São Carlos levaremos essa iniciativa para as demais cidades da base territorial do sindicato, que são Ibaté, Brotas, Guatapará e Tambaú”. 

Segundo o presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio, professor José Goldemberg, é louvável a adesão dos sindicatos, já que são ações que necessitam do apoio dos municípios. “Queremos incentivar a todos para a importância em participar. Hoje cada pessoa gera, em média, um quilo de lixo por dia, sendo que grande parte pode ser reciclado. Em países como a Suécia, onde a Lei de Logística Reversa funciona muito bem, já estão fechando os aterros sanitários. Praticamente tudo é reciclado”, comentou. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x