Site de pesquisa em escrita e leitura simples
Um projeto de pesquisa coordenado pela professora Sandra Aluísio, do Departamento de Ciências de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos), chamado de “PorSimples”, tem como objetivo auxiliar o público com baixo nível de alfabetização na leitura e interpretação de textos básicos.
O projeto contou com o trabalho de 37 pesquisadores, entre alunos e professores da USP e de instituições parceiras e foi financiado pela Fapesp e pela Microsoft Research de 2007 a 2010.
“O projeto idealizado para prover recursos e sistemas que tornam textos mais acessíveis a leitores com baixo nível de letramento”, explicou o participante do projeto e doutor em Ciências de Computação e Matemática Computacional, Arnaldo Candido Júnior, que recentemente defendeu a tese Análise bidirecional da língua na simplificação sintática em textos do português voltada à acessibilidade digital.
Ele também explica que o projeto PorSimples já possui outras ferramentas de ajuda, como os sistemas ‘Simplifica’ e ‘Facilita’, bem como a ‘Coh-Metrix-Port’.
Disponível em http://nilc.icmc.usp.br/porsimples/simplifica/, o sistema Simplifica é um editor de textos destinado a autores que pretendem tornar suas produções mais acessíveis para leitores menos letrados, via avaliação da complexidade de um dado texto, seguida de simplificação léxica e sintática.
Já o sistema Facilita funciona como uma extensão para navegadores, destinado a leitores com baixo nível de letramento, resume o texto principal da página e simplifica-o sintaticamente, além de realizar a eliminação de propagandas e links das páginas web. “O Facilita está passando por uma reformulação para aumentar a precisão da tarefa de simplificação, o que é crucial para os leitores que já sofrem com problemas de leitura e compreensão dos textos”, ressaltou Candido.
O cientista explicou também que a Coh-Metrix-Port, trata-se de uma ferramenta que disponibiliza 48 métricas para avaliar a coerência e a complexidade de um texto usando vários níveis de análise linguística: léxico, sintático, discursivo e conceitual. Foram adaptadas para o português as várias métricas em inglês do Coh-Metrix disponível no site http://cohmetrix.memphis.edu .
“Utilizando essas métricas, treinamos um classificador inserido no Simplifica para distinguir textos em três classes: rudimentar, básico e pleno – que correspondem aos níveis de alfabetismos apresentados pelo Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF)”, explicou Candido.
Aplicação – Os objetivos do projeto PorSimples somam esforços com iniciativas em diversas frentes para aumentar a inclusão digital, em particular por meio de acessibilidade digital. “A acessibilidade é o processo de tornar softwares e conteúdos acessíveis ao maior número de usuários possível, o que inclui usuários com necessidades especiais. O PorSimples tenta alcançar usuários com dificuldade de leitura”, ressaltou.
Além de analfabetos funcionais, os resultados do PorSimples podem ser utilizados por pessoas com problemas cognitivos como afasia – causada por demências e acidentes vasculares – e dislexia, além de ser relevante para adultos e crianças em fase de aprendizado da leitura e escrita.