7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > SOS Lixo distribui canecas para funcionários da Unicep

SOS Lixo distribui canecas para funcionários da Unicep

12/07/2013 17h18 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
SOS Lixo distribui canecas para funcionários da Unicep

O SOS Lixo – Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pelo curso de Ciências Biológicas é um projeto de extensão universitária que se preocupa com a promoção da educação ambiental junto a comunidade baseada nos princípios dos 5 R’s:Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

 

Dentro desse propósito surgiu a ideia de desenvolver ações de sustentabilidade, sendo uma delas a distribuição de canecas para toda a comunidade Unicep.

Após análise do diagnóstico dos resíduos produzidos na instituição, os voluntários do projeto perceberam que havia um grande consumo de copos descartáveis, e que este consumo podia diminuir com a distribuição de canecas para alunos, funcionários e professores. “Para isso fomos em busca de patrocínio e conseguimos patrocínio para 200 canecas”, explicou Elton Calderoni Iniesta, ex-aluno de Ciências Biológicas da Unicep, aluno de especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos da USP e voluntário do SOS Lixo.

Com um número pequeno de canecas os voluntários resolveram começar a distribuição pelos funcionários. “Agora o próximo passo é conseguir para os professores e depois aos alunos”, contou Elton.

Os benefícios de se usar as canecas em vez de copos descartáveis são muitos tanto para saúde como para o meio ambiente. O plástico utilizado para fazer copos descartáveis pode liberar algumas substâncias químicas que podem fazer mal a saúde.

Elton explicou que: “Cada copo plástico leva em média 50 anos para se decompor. Faça as contas: Se você tomar quatro copos de água e dois de café ao longo do expediente. Isso cinco vezes por semana, somará um total de 30 unidades. Ao final de um mês você já terá acumulado 120 copinhos.”.

“E mais… Descontando todos os feriados, pontos facultativos, um mês de férias, mais o dia 24 de dezembro… Ao final de um ano, você terá trabalhado cerca de 220 dias. O que significa que você terá colecionado cerca de 1.320 copos plásticos descartáveis. Então, se cada copo dura 50 anos para se degradar… A nossa equação fica 1.320 x 50 = 66.000.”, somou o biólogo.

“Sessenta e seis mil copos plásticos descartados na sua vida. Já pensou se você tivesse que guardar em sua própria casa, todos esses copos? Não precisaria esperar o final das 5 décadas para não conseguir mais abrir a porta! Temos a cultura do descarte, e o que não é mais útil, é rapidamente lançado no lixo sem termos a preocupação do que irá acontecer depois… O problema é que a maior parte dos nossos rejeitos são fabricados a partir de matéria prima de fonte não renovável, um tremendo desgaste ao meio ambiente. E além de tudo isso, o processo de decomposição de muitos objetos pode levar centenas ou milhares de anos. O que significa, que usando o copo plástico agora, você só está empurrando seu problema para o futuro.”.

Algumas pessoas podem dizer que o desperdício de água e de detergente para lavar essas canecas pode vir na contra mão da ideia de ajudar o meio ambiente, mas o que poucos sabem é que se necessita cinco vezes mais água para fabricar um copo plástico do que para lavar uma caneca.

Na reciclagem desses copos gasta-se muito mais água e o valor da reciclagem é muito caro, compensa fabricar mais copos da matéria prima, do que reciclar. Sendo assim, poucos se interessam em reciclar copos descartáveis, a maioria infelizmente vai parar em lixões e aterros sanitários prejudicando o meio ambiente. “Por isso defendemos tanto o uso das canecas”, completa Elton.

O grupo de voluntários ainda tem muitas ideias que pretendem colocar em prática: “Devagarzinho a gente chega lá”, concluiu o biólogo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x