5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Tito Bonagamba é nomeado diretor do Instituto de Física da USP

Tito Bonagamba é nomeado diretor do Instituto de Física da USP

17/03/2014 23h37 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Tito Bonagamba é nomeado diretor do Instituto de Física da USP

Na manhã desta segunda-feira, 17, o reitor da Universidade de São Paulo (USP) Marco Antônio Zago esteve no Auditório “Professor Sergio Mascarenhas”, onde participou da  cerimônia de posse do Diretor do Instituto de Física de São Carlos, o Professor Tito José Bonagamba.  A cerimônia foi acompanhada também pelo Pró-reitor de Graduação, Antônio Carlos Hernandes e do Secretário Geral, Ignácio Maria Poveda Velasco.

Bastante emocionado, o professor Tito Bonagamba falou da importância de sua nomeação para diretor do IFSC. “Essa nomeação é o resultado de um longo trabalho feita pela universidade de São Paulo durante meus 25 anos. Terminar com um evento desse onde os presentes são na realidade  amigos acadêmicos, isso me faz sentir bastante confortável para exercer essa função na qual fui nomeado”.

Bonagamba ainda falou sobre o trabalho que irá desenvolver dentro da universidade. “Além de manter a física em seu potencial de importância  que todo mundo conhece, meu trabalho agora  é de oferecer  conhecimento para que o setor empresarial e industrial  brasileiro tenha vantagens, inclusive em São Carlos”.

Durante a cerimônia de posse do Reitor da USP, Marco Antônio Zago falou da importância da nomeação do professor Tito Bonagamba. “O professor Tito da uma seqüência a uma serie de diretores do Instituto de Física  que são pesquisadores de qualidade e que portanto tenho certeza  vão continuar conduzindo  o instituto no sentido de uma produção acadêmica expressiva”.

O reitor ainda ressaltou  que o novo diretor deverá trabalhar em conjunto para reduzir a evasão dos cursos e ainda facilitar a aprovação  e tramitação de mudanças curriculares. “Isso não pode ficar caminhando de comissão para comissão indefinidamente demorando meses ou ano, para ser implantada. Temos que fortalecer o treinamento de docentes para docência, especialmente os jovens e os recém admitidos”.

Zago ainda falou da importância dos estudantes em participar das eleições dentro da universidade. “Todos nos entendemos que os estudantes da USP queiram participar  da vida  política da universidade, que se interessem pelo sistema de escolha de dirigentes, reitor, diretores, da composição dos colegiados e da composição do orçamento, ótimo, mas para isso é importante  que participem ativamente  da vida da sua unidade, das propostas de avaliação e mudanças , além da organização da mesma”.

Ao ser questionado sobre a possível vinda do curso de Geografia para São Carlos, o reitor deu a entender que por enquanto a implantação do curso está fora do orçamento da universidade. “O curso de Geografia, assim como outros cursos serão discutidos no momento adequado , assim que a universidade equilibrar as suas questões orçamentárias”.

Em relação a ampliação do Campus II da USP e do Centro de Convenções, o reitor ressaltou que as possíveis reformas também dependerão da disponibilidade orçamentária da universidade.

Já em relação a USP ter caído 20 posições no ranking das 100 melhores universidades do mundo, Zago foi taxativo ao dizer que a universidade não está sofrendo uma crise financeira. “Neste momento estamos passando por um desequilibro temporário do orçamento. A USP continua sendo a única universidade da América Latina que está entre as 100 melhores do mundo, portanto ela vai muito bem e obrigado”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x