6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar amplia em 150 o número de vagas para o Sisu

UFSCar amplia em 150 o número de vagas para o Sisu

07/01/2014 10h05 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
UFSCar amplia em 150 o número de vagas para o Sisu

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, até o dia 10 de janeiro, as inscrições com o objetivo de preencher 2.703 vagas nos cursos de graduação presenciais de 2014.

Em relação ao ano passado, a Universidade conta agora com mais 150 vagas a serem ofertadas em três novos cursos de graduação, sendo os Bacharelados em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos (50 vagas cada), que iniciam suas atividades no campus Lagoa do Sino. O novo campus está localizado no município de Buri (SP).

“A nossa perspectiva, a exemplo dos anos anteriores, é de preenchimento total das vagas, pois a quantidade de inscritos pelo SiSU [Sistema Unificado de Ensino] é muito favorável. Os candidatos que não forem convocados nas 2 primeiras chamadas feitas pelo SiSU, ainda podem demonstrar interesse por meio daquele sistema para ficar na lista de espera,  que será usada pela UFSCar para fazer novas chamadas”, explicou Wagner Souza dos Santos, da Coordenadoria do Vestibular (CoVest), da universidade.

Segundo Santos, a UFSCar já atingiu o percentual de 50% de vagas reservadas aos estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas da rede pública de ensino, sendo que metade dessas vagas estão reservadas para estudantes que tenham renda bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Na divisão das vagas pelo critério de menor ou maior renda, também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos (34,7% das vagas), na forma definida no regulamento.

“O Enem e o SiSU permitiram um novo cenário no acesso às vagas ofertadas pelas Instituições Federais de Ensino. Antes, tínhamos um vestibular aplicado em poucas cidades do estado de São Paulo, com 3 dias de provas e custos altos para os estudantes com deslocamentos e taxa de inscrição. O Enem é um instrumento importante para que a democratização de acesso se consolide de fato e o SiSU é mais um elemento nesse contexto, pois torna um pouco mais prático para o estudante essa importante etapa que é a escolha pelo caminho que deseja seguir no acesso a uma vaga no ensino superior público”, comentou Wagner.

O resultado da primeira chamada do SiSU será divulgado no dia 13 de janeiro e deve ser consultado nos sites do SiSU e da UFSCar. O requerimento da matrícula deve ser feito nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, de acordo com o curso em que o candidato foi selecionado e nos locais e horários estabelecidos no calendário do processo seletivo.

Outras informações podem ser obtidas no site: www.vestibular.ufscar.br, no email: [email protected] ou pelo telefone (16) 3351-8152.

 

CRESCIMENTO

Na primeira edição de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 54 das 59 universidades federais do país abriram vagas pelo programa. No ano passado, foram 43 as instituições que aderiram ao Sisu. Houve, também, a expansão de 32,5% no número de vagas, que passou de 129.319 em 2013 para 171.401 este ano.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x