1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar espera atingir 110 mil inscritos no Enem

UFSCar espera atingir 110 mil inscritos no Enem

15/06/2012 12h40 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
UFSCar espera atingir 110 mil inscritos no Enem

A expectativa do coordenador de vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wagner Souza dos Santos, é de que o número de alunos que optaram em ingressar na universidade federal, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 cresça perto de 13 mil, atingindo aproximadamente 110 mil inscrições de alunos interessados em se graduar na UFSCar. “Em 2011 foram 97 mil inserções que escolheram um curso na universidade, perto de 78 mil pessoas, o que equivale ao dobro de estudantes que prestavam o vestibular próprio da UFSCar”, afirmou.

 

A universidade federal conta com 58 opções de cursos distribuídos entre os campi de São Carlos, Araras e Sorocaba com 2.577 vagas.

O coordenador do vestibular da UFSCar fez na manhã de ontem uma palestra para alunos do colégio Cecília Meireles que estão no final do ensino fundamental. Ele explicou aos alunos a estrutura da universidade e o que ela oferece aos estudantes.

Santos afirmou que nas duas últimas edições do vestibular da UFSCar todas as vagas foram preenchidas. Na avaliação do coordenador, o exame não trouxe prejuízo ao nível de informação dos alunos que ingressaram na universidade.

Contudo, alunos que estão na graduação afirmam que as novas turmas, todas formadas pelo acesso pelo Enem, trazem um desnível significativo entre os alunos.

Para a estudante de engenharia de produção, Núbia Caversan, 21, nos cursos de Exatas, como o dela, há um hiato entre os alunos que ingressaram via vestibular e os que chegaram pelo Enem. “É perceptível em sala de aula que os novos alunos não trazem a mesma bagagem que aqueles que estudaram para o vestibular. Essa situação provoca um atraso no andamento da disciplina”, afirmou.

Concorda com a posição da Núbia a aluna de química Vitória Norato, 18, que mesmo sendo beneficiada pelo Enem, diz acreditar que o grupo de calouros não tem o mesmo conhecimento que era exigido no período do vestibular próprio da UFSCar. “Em sala de aula isso é visível”, afirmou.

Mesmo com as dúvidas geradas entre a qualidade e eficácia do exame, as alunas do colégio Cecília Meireles, Camila Moreira Batista e Rebeca Nunes de Souza fazem pela segunda vez o Enem. Nessa oportunidade o teste é para valer, contando pontos para a vaga universitária. “No ano passado, fiz o Enem para ver a atmosfera da prova e fazer um test-drive para saber como era o exame. Agora será para valer”, afirmou Camila.

 

Inscrições do Enem encerram-se nesta sexta

Para se concorrer a uma vaga universitária em escolas públicas e particulares através do Enem os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira, 15, para acessar o site (http://www.enem.inep.gov.br/) da prova e se inscrever.

Dados do Ministério da educação revelam que no estado de São Paulo até a última terça-feira eram 659.441 mil inscritos e no Brasil o número chegou a 4 milhões e a expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que a demanda aumente nos dois últimos dias.

O exame será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro.

No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem e pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa que confirma a inscrição. Desde2009, aprova ganhou mais importância porque passou a ser usada por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x