30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > UFSCar oferece exames preventivos na musculatura

UFSCar oferece exames preventivos na musculatura

22/05/2013 18h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
UFSCar oferece exames preventivos na musculatura

O Laboratório de Avaliação e Intervenção sobre a Saúde da Mulher da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolve pesquisas que abordam a musculatura do períneo e tratamentos para a melhoria da qualidade de vida. Estudos realizados pelas alunas do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, Vanessa Santos Pereira e Alana Bastos, sob orientação da docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) Patricia Driusso, visam compreender a estrutura muscular em mulheres com diferentes composições corporais para o desenvolvimento de estratégias preventivas, além de compreender a influência da contração desses músculos na função cardiovascular.

 

Os músculos do períneo localizam-se na região entre a vagina e o ânus e são essenciais para a saúde das mulheres, pois apresentam funções importantes como a sustentação dos órgãos pélvicos, a promoção da continência urinária e fecal, além de desempenhar um importante papel durante a relação sexual. Segundo Vanessa, a obesidade está entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento das disfunções do assoalho pélvico. “Inúmeros estudos populacionais relacionam a obesidade ao aumento da prevalência de incontinência urinária e prolapsos de órgãos pélvicos”, aponta a pesquisadora.

Para a elaboração dos estudos, as pesquisadoras convidam voluntárias, com idades entre 18 e 35 anos, com sobrepeso ou obesidade e sem filhos. As participantes serão submetidas a exames gratuitos sobre a função dos músculos do períneo, análise da composição corporal como a porcentagem de gordura, além de avaliações da função cardiovascular como eletrocardiograma e teste de capacidade para atividade física. “As mulheres terão como benefício, além da realização de exames gratuitos, a instrução a respeito da melhor forma de prevenir problemas resultantes da disfunção dos músculos do períneo, como a dificuldade em segurar a urina, perdas de urina durante esforços, como ao tossir e espirrar, e disfunções sexuais”, afirma Vanessa.

As sessões de exames e avaliações serão realizadas no Laboratório de Avaliação e Intervenção sobre a Saúde da Mulher do DFisio. Interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato pelos emails [email protected] ou [email protected] ou telefone (16) 3351-9577.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x