Unicastelo concede título Honoris Causa a Lito
A Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo) concede hoje, às 19 horas, no campus da universidade, o título, in memoriam, de professor Honoris Causa ao ex-coordenador geral do campus Descalvado, José Antonio Todescan Gabrielli, o Lito, que morreu em 23 de fevereiro passado na cidade de Ribeirão Preto, vítima de uma infecção generalizada.
A Unicastelo, através do Conselho Universitário (Consun), baixou resolução que concede a honraria em um ato solene de outorga de título que será realizado na data em que ele comemoraria 69 anos de idade. Para a solenidade são aguardados familiares, amigos e representantes da sociedade de Descalvado e região.
O referido título é certificado a personalidades do universo acadêmico que tenham dedicado esforços para propagação das artes, da ciência ou de ações humanitárias. A homenagem considera, ainda, peculiaridades como boa reputação, virtudes e méritos utilizados a favor de pessoas ou instituições. Características essas que a sociedade descalvadense sempre reconheceu em Lito.
Biomédico, economista, quatro vezes vereador e prefeito do município entre os anos de 1997 a 2000, José Antonio Todescan Gabrielli foi figura de destaque no cenário político, educacional e social da cidade. Foi Lito que, na sua gestão à frente do Poder Executivo, empenhou esforços para trazer a Unicastelo ao município e começar a erguer o grande complexo onde hoje funciona o campus da universidade.
A pró-reitora adjunta de Graduação e Extensão, Mara Regina Rösler, relatora da resolução que concede o título ao ex-coordenador, disse que a Unicastelo enaltece a figura humana e competente de José Antonio Todescan Gabrielli, sua postura de grande homem, conciliador, generoso, carinhoso e hospitaleiro e ressente-se da lamentável ausência de convívio.
“Seu espírito comunitário e desbravador, com o saudável humor dos sábios, fez dele um marco, uma referência na Unicastelo, na cidade de Descalvado e nas regiões do entorno e abrangência”, declarou Mara Regina Rösler.
A pró-reitora afirmou ainda que na gestão do campus Descalvado possibilitou, com a colaboração do corpo docente, que muitos jovens fizessem uma formação adequada e desenvolvessem a pesquisa.