16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unicep debate Direito e Sociedade em Jornada Jurídica

Unicep debate Direito e Sociedade em Jornada Jurídica

03/09/2014 19h04 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Unicep debate Direito e Sociedade em Jornada Jurídica

De 27 a 29 de agosto a Unicep realizou a Jornada Jurídica – Direito e Sociedade. O evento reuniu palestras e mini cursos, no período diurno e noturno, e profissionais da área do Direito que trouxeram uma vasta experiência para os alunos de todos os períodos do curso de Direito e interessados.

A abertura aconteceu na quarta-feira (27), com o docente e primeiro coordenador do curso de Direito, Luiz Marcelo Hyppolito. Na quinta-feira (28), a mesa foi composta pelo segundo coordenador do curso, Dr. André Serotini e na sexta-feira (29), pela atual coordenadora, Dr.ª Cláudia Elizabeth Pozzi.

O docente Luiz Marcelo Hyppolito, ao declarar aberta a Jornada Jurídica do Curso de Direito, salientou que o evento pretende socializar com os discentes, conhecimentos e experiências de profissionais, e teceu justa e merecida homenagem aos eternos professores, Antonio Carlos Vilela Braga e Oswaldo Aparecido Ienco, que foram grandes incentivadores e mentores do Curso de Direito, iniciado em 2005, e ressaltando que seus sucessores mantém vivas as mesmas ideias e convicções, dando continuidade ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossos alunos.

Um dos convidados, Sérgio Domingos de Oliveira, Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de São Carlos, debateu com os alunos o tema: “A Tutela do Meio Ambiente”.

“Na verdade, intitulei de ‘Tutela do Meio Ambiente’, porque eu entendi que para os acadêmicos de Direito é muito importante ter uma ideia da estruturação dessa defesa do meio ambiente, da tutela do meio ambiente na legislação como um todo. Talvez seja melhor eles terem essa absorção dessa estruturação para poderem, depois, se aprofundar em cada tema. As vezes especificamos muito um tema e esquecemos que o bom é você ter uma ideia da estrutura geral da coisa para trabalhar melhor com ela. Vou fazer uma explanação, pois eu acho que o pessoal tem muita dúvida de como é essa estruturação. Pois a legislação ambiental é muito esparsa, não é uma legislação consolidada como a CLT. Como ocorreu no Direito do Trabalho, por exemplo, que a legislação acabou sendo consolidada, todas as regras foram esparsas, foram juntadas e ela foi consolidada. No Direito Ambiental existem inúmeras leis e não existe essa codificação, essa consolidação. É muito importante ter essa ideia da estrutura geral para poder então se especializar.”, explicou Dr. Sérgio.

Para ele foi uma honra participar. “Não só dividir o assunto com o pessoal da faculdade, com os acadêmicos, mas também discutir uma matéria muito interessante. O Direito Ambiental envolve a todos, não tem como dizer que está alheio a isso, nos envolve diretamente, pessoalmente, é a sua saúde, a seu bem estar. É difícil a pessoa não ter interesse nas questões ambientais e por envolver esse tema que considero apaixonante.”, concluiu.

Já Paulo Cesar Scanavez, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de São Carlos, falou sobre Direito de Família. “O objetivo é auxilia-los na reflexão, nós estamos indicando ou sugerindo que os alunos possam desenvolver seus trabalhos em cima de princípios de Direito Familiar e isso vai ajudar muito na formação daqueles que fizerem a opção por Direito de Família na atuação profissional, como advogado ou mesmo como mediador, conciliador, magistrado, promotor”, afirmou Dr. Paulo.

Para ele é muito importante participar: “Afinal de contas essa interação é fundamental. Juízes de modo geral têm uma experiência muito larga em razão da quantidade de casos que são levados ao judiciário e a gente tem sempre o prazer de transmitir um pouco da experiência adquirida no labor profissional.”.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Unicep,  Cláudia Elizabeth Pozzi, os assuntos debatidos foram escolhido dentro de um tema maior que era Direito e Sociedade. “Organizamos as palestras procurando profissionais, aqui de São Carlos, que pudessem colaborar dentro dessa temática. Fomos ao Judiciário, à Defensoria Pública, ao Ministério Público e propusemos esse tema que se tornou o nosso debate aqui.”, declarou a coordenadora.

“A participação nas jornadas, que faz parte integrante na formação dos alunos, tem como principal objetivo, tomar contato com outros profissionais que vão trazer sua experiência, a vivencia do Direito, depois conhecer os próprios colegas que estão aqui reunidos em um objetivo comum e também, o terceiro e não menos importante, discutir o Direito. São complementares e parte intrínseca a formação do aluno e nós temos essa tradição de realizar essas jornadas, para comemorar o 11 de agosto, que é a data emblemática e histórica da formação dos cursos jurídicos no Brasil, numa lei que foi editada nessa data e os cursos jurídicos que principiaram no Brasil em 1828 em São Paulo e em Olinda.”, explicou Cláudia.

Marina Blanco Pérea é aluna do 6° período de Direito de uma instituição da região e gostou da jornada. “Eu acho muito interessante ter contato com palestrantes e a vida prática do Direito. Faz parte da vida acadêmica ter contato o quanto antes.”, afirmou.

Mirela Miranda Marigo, aluna do 10° período de Direito da Unicep, também achou interessante. “Esta iniciativa traz boas informações pra nós, novidades, está enriquecendo nosso aprendizado. Sempre aprendemos coisas novas, como o Direito é uma ciência muito dinâmica, nós sempre temos o que aprender com professores, palestrantes e colegas da área.”, explicou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x