11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Unicep debate Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro

Unicep debate Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro

05/11/2013 12h02 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Unicep debate Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro

 

No dia 23 de outubro os alunos do curso de Administração da Unicep assistiram a palestra “Sistema Financeiro Nacional – SFN e o Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB”, com o Prof. Ms. João Maurício Gonçalves Lima.

 

João Maurício é funcionário do Banco Bradesco há 30 anos. De acordo com ele, conhecer a estrutura do SFN é importante para os futuros administradores, como ela é gerida e suas competências, amparada na Lei 4.595, de 31.12.1964, “que é o marco legal do nosso Sistema Financeiro, suas autarquias e associações, dentre elas a Febraban, AMBINA, e as Clearings: Câmara Interbancária de Pagamentos – CIP, etc. o que compete a cada uma, bem como as demais Instituições financeiras, quanto ao Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB, gerido pelo Bacen, implantado em 22.4.2002, foi de suma importância para dar segurança ao sistema financeiro; hoje ele é um case como um dos melhores sistemas de pagamentos do mundo.”.

Ainda de acordo com o professor várias delegações de Bancos Centrais têm vindo ao Brasil para conhecê-lo e implantar ou melhorá-los em seus países de origem. “Todo administrador deve ter em mente como é gerido esses sistemas, até para tomadas de decisões pelas empresas, muitas das premissas regulatórias devem ser observadas sob pena de a empresa ter que ser questionada, ex. todo saque em espécie ou deposito de valor igual ou superior a R$ 100 mil, deve ser informado o nome do depositante, para amparar a Lei 9.613 (Prevenção a Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo), a lei 12.683, de 7.13, tipificou lavagem de dinheiro como crime.”.

Durante a palestra João Mauricio ainda discorreu sobre o acordo de Basileia, do qual o Brasil é signatário.

O mestre gostou da oportunidade de estar na UNICEP: “Muito prazeroso, me motivou, pois sou convidado por outras instituições para ministrar tema ligado ao sistema financeiro, do qual trabalho há 30 anos. Fiquei muito feliz em conhecer essa instituição a qual me chamou a atenção, também fiquei satisfeito com o feedback recebido dos alunos. Muito obrigado”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x