11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vacinação contra Covid-19 ‘estaciona’ nos 60 anos

Vacinação contra Covid-19 ‘estaciona’ nos 60 anos

Estado determina que em maio e junho imunização seja para grupo que apresenta deficiência permanente, comorbidades

26/05/2021 07h07 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Vacinação contra Covid-19 ‘estaciona’ nos 60 anos Foto: Divulgação

A vacinação contra a Covid-19 em São Carlos está avançando no grupo de gestantes e a população com deficiência permanente, comorbidades acima de 45 anos. Para quem não tem comorbidade, quem tem direito a vacina são as pessoas acima de 60 anos. As pessoas com 55 a 59 anos poderão ser vacinadas contra a Covid-19 a partir de 1º de julho, segundo o governo do estado de São Paulo.

A cidade já aplicou 93.700 doses da vacina contra a Covid-19, que representa 23,3% com a primeira dose e 13,53% com a segunda dose da população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que em 2020, atingiu 254,4 mil habitantes. Neste contexto, deve-se levar em consideração que pessoas abaixo de 18 anos, que não tenham deficiência permanente, comorbidades, não serão vacinadas, em princípio.

Ao se estratificar os grupos vacinados encontram-se 19.283 trabalhadores da Saúde, 65.869 idosos e 3.600 pessoas que trabalham no segmento da Educação. Nesse total, constam ainda as 4.874 pessoas com deficiência permanente, comorbidades, indígenas, grávidas e puérperas (mães que tiveram filhos recentemente) acima de 18 anos que receberam, até o momento, a primeira dose.

De acordo com o governador João Doria (PSDB), o estado planeja finalizar plenamente a vacinação de pessoas com deficiência permanente e comorbidades no mês de junho.

Se você estiver dentro do cronograma de vacinação, terá se cadastrar no site (www.vacinaja.sp.gov.br) e preencher formulário disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar a cópia impressa no momento da vacinação. Para facilitar, acesse essa reportagem no site do Primeira Página (www.jornalpp.com.br) onde será direcionado à página do cadastro.

Serão obrigatórios ainda os documentos de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e o relatório médico legível que comprove a condição de saúde. No link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades você pode acessar e imprimir a lista com os tipos de comorbidades, que estão em consonância com o Plano do Governo do Estado de São Paulo.

As pessoas com deficiência permanente devem levar comprovante atual de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) de assistência social.

COMORBIDADES

As pessoas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência próxima à própria residência. Todos os grupos com comorbidades, inclusive gestantes e puérperas, serão vacinados das 9 às 15 horas, nas seguintes UBS:

UBS Aracy – R. Sebastião Lemos, 426 – Cidade Aracy

UBS Redenção – R. Des. Júlio de Faria, 1700 – Redenção

UBS Santa Felícia – R. Joaquim Augusto Ribeiro de Souza, 40 – Santa Felícia

UBS São José – Av. Araraquara, 422 – Vila Brasília

UBS Azulville – Rua Madre Marie Blanche, 1021 – Jardim Dona Francisca

IDOSOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO

A imunização para o grupo prioritário acima de 60 anos, os profissionais da Saúde e os trabalhadores da Educação acima de 47 anos, acontece simultaneamente na cidade.  Se você estiver dentro desta faixa etária estipulada e nestas duas categorias de trabalho pode tomar a primeira e a segunda dose da vacina contra a covid-19. Basta procurar de segunda a sábado os postos volantes, com sistema drive-thru, localizados na FESC (R. São Sebastião, 2828 – Vila Nery) e no estádio do Luisão (Rua Desembargador Júlio de Faria, 800 – Vila Prado) de segunda a sexta-feira das 9 às 13 horas.

Cronograma de vacinação do Estado de SP

– ATUALMENTE

Pessoas acima de 60 anos;

Gestantes e puérperas acima de 18 anos;

Pessoas com deficiência permanente e comorbidades acima de 45 anos;

– PRÓXIMA SEMANA

Na semana seguinte, no dia 31, é a vez das pessoas com 40 a 44 anos nas mesmas condições.

– JUNHO

Demais faixas etárias de pessoas com deficiência permanente e comorbidades.

– JULHO

1º a 20 pessoas entre 55 e 59 anos.

21 a 30 profissionais da Educação básica, da rede pública e privada entre 18 e 46 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x