28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Vacinação em São Carlos está 10 pontos percentuais à frente do Brasil

Vacinação em São Carlos está 10 pontos percentuais à frente do Brasil

Dados da Prefeitura apontam que 52,8% da população já foi vacinada com 1ª dose; país atingiu 42,51% da população

21/07/2021 06h04 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Vacinação em São Carlos está 10 pontos percentuais à frente do Brasil Fotos: Divulgação

São Carlos (SP) já vacinou 179.145 pessoas contra a Covid-19, o que representa 52,8% da população com a primeira dose (134.334 pessoas) e 17% com a segunda dose (43.336 pessoas imunizadas por completo). Comparado aos números da vacinação brasileira, a cidade está à frente em dez pontos percentuais na aplicação da primeira dose do imunizante.

O Brasil atingiu, segundo o Ministério da Saúde, 42,51% da população, ao menos, com a primeira dose da vacina e 16,22% com a imunização completa. Já o estado de São Paulo atingiu 50,73% da população com a primeira dose e 18,12% completaram o ciclo vacinal.

O cálculo percentual para a estatística de São Carlos foi feito com base na população estimada da cidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Carlos, em 2020, atingiu 254.484 habitantes.

Contudo, há um número de habitantes que ainda não buscou a segunda dose do imunizante, mesmo tendo a vacina disponível. O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos (SP) registrou 1.256 pessoas faltosas. O número foi contabilizado até 14 de julho e tem relacionados idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores na saúde e na educação.

Para estimular a vacinação dos faltosos, a Prefeitura está fazendo a busca ativa no cadastro da vacinação, ligando para as pessoas e ainda cruzando os dados para saber desse quantitativo se há pessoas mortas, segundo informação da Assessoria de Comunicação municipal.

 

MARCO – O Estado de São Paulo superou novamente a marca de mais de 500 mil registros de vacinas contra Covid-19 aplicadas na segunda-feira (19). O patamar de meio milhão de doses tinha sido ultrapassado pela primeira vez no último sábado (17). Com balanços, o governo registrou o dobro diários de aplicação do imunizante, quando comparado ao período do final de maio e início de junho.

Dados da plataforma extraídos na manhã de terça-feira (20) indicaram que 521,6 mil doses foram cadastradas na plataforma VaciVida. A meta da campanha do governo é imunizar toda a população adulta com pelo menos uma dose até o dia 20 de agosto.

PANORAMA – A Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabilizou 24.995 casos positivos para COVID-19 registrados até terça-feira (20). Desde o início da pandemia em março de 2020 já foram computadas 474 mortes em decorrência da doença.

Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 80.028 pessoas desde 21 de março, sendo que 77.875 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.153 ainda continuam em isolamento domiciliar.

Pré-cadastro virtual agiliza vacinação

Uma forma de acelerar o processo no ato da vacinação é que a pessoa faça o pré-cadastro no site Vacina Já, o que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no Whatsapp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.

Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/551.

Comparação estatística

“Base de dados deve considerar mesmo período de vacinação”, diz professor da UFSCar

O médico especialista em epidemiologia e coordenador técnico do Comitê de Controle do Coronavírus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Bernardino Alves Souto, afirmou que, para comparar, os dados precisam ser todos da mesma data. “Mesmo que divulgados no mesmo período, não pode haver defasagem entre o dado obtido no município em relação ao dado disponibilizado pelos governos estadual e federal. Esta diferença de atualidade dos dados pode distorcer a comparação e subestimar a cobertura vacinal no estado e no país em relação à respectiva data em que os dados consolidados foram levantados no município”.

Contudo, afirmou o médico, supondo que os dados sejam todos do mesmo dia e igualmente atuais e tomando-se a população de São Carlos segundo dados da Fundação SEADE, que aponta 244.036 habitantes em 2021, São Carlos tem 55,05% da população vacinada com a primeira dose e 17,76% vacinada com a segunda dose. Esses dados mostram maior cobertura em São Carlos do que no âmbito nacional considerando os valores divulgados pela Prefeitura na cobertura vacinal contra a Covid-19.

“De todo jeito, a imunização é importante e precisamos alcançar o quanto antes uma cobertura superior a 60% para que seja possível ter expectativas sobre o efeito da vacinação na redução do número diário de novos casos”, reforçou.

H1N1

São Carlos vacinou 54 mil pessoas contra gripe: 49% da meta

O Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de São Carlos informou que foram vacinadas contra a gripe (H1N1) 54.242 pessoas, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 49,1%. Contudo, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários composto por idosos acima de 60 anos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, além de indígenas, trabalhadores do transporte e caminhoneiros.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, a cidade ainda possui vacina contra a gripe (H1N1) e que o imunizante está disponível para pessoas de qualquer faixa etária. São Carlos segue as normas da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que liberou desde 12 de julho a vacinação do público em geral a partir de 6 meses de idade.

Em São Carlos, a vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS) do Delta, Santa Paula, Vila Nery, Vila Isabel, Botafogo e Cruzeiro do Sul, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. As Unidades de Saúde da Família (USF) também estão aplicando a vacina contra a gripe, porém com agendamento para as pessoas cadastradas no programa de saúde da família.

“A influenza (H1N1) é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção”, alerta a diretora.

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x