30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Violência intrafamiliar: Santa Casa e UFSCar realizam curso

Violência intrafamiliar: Santa Casa e UFSCar realizam curso

03/03/2014 12h31 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Violência intrafamiliar: Santa Casa e UFSCar realizam curso

Durante 5 sábados dias 8 e 22 de março, 12 e 26 de abril e dia 17 de maio, no auditório da Santa Casa de São Carlos, será realizado o Curso de Capacitação Humanizando às Vítimas de Violência Intrafamiliar: O Papel do Profissional de Saúde. Serão 5 módulos diferentes. São eles: O que o profissional de saúde precisa saber sobre a violência intrafamiliar?; Acolhimento e atendimento à mulher vítima de violência intrafamiliar; Acolhimento e atendimento à criança vítima de violência intrafamiliar; Síndrome do Bebê Sacudido e o último módulo Papel do Profissional na Prevenção da violência intrafamiliar.

 

O curso terá uma carga horária de 22h. Na abertura, dia 8 de março, às 8h, a psicóloga hospitalar da Santa Casa Juliana F. Tedesco vai falar sobre Humanização e Atendimento e logo após começa o tema do primeiro módulo. A iniciativa é da Santa Casa em parceria com a Universidade Federal de São Carlos e apoio do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da UFSCar( Laprev).

O objetivo principal do curso é traçar um panorama sobre a violência intrafamiliar, em especial sobre maus tratos infantis, permitindo que o profissional de saúde identifique e ofereça um atendimento adequado em diferentes contextos. O programa do curso vai abordar os principais tipos de violência intrafamiliar, a prevalência global e local desta forma de violência e suas conseqüências; fatores de risco e proteção da violência intrafamiliar, além de mostrar estratégias de prevenção da violência intrafamiliar.

 

Sobre os palestrantes e organizadores

Juliana F. Tedesco é psicóloga, graduada pela Universidade Paulista, Pós-graduada em psicologia hospitalar pela Universidade de Santo Amaro. Atualmente atua como psicóloga hospitalar na Santa Casa de São Carlos, seguindo o acompanhamento de pacientes internados. Atua também como Coordenadora da Comissão de Humanização e é psicóloga da Comissão Intra hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

Nahara R.L. Lopes é psicóloga, graduada pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Psicologia com ênfase em comportamento e cognição pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar. Atualmente faz doutorado pelo mesmo Programa de Pós-graduação e é membro da equipe de pesquisadores do Labrev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência da UFSCar), atuando principalmente nos seguintes temas: maus tratos infantis e prevenção; violência psicológica e traumas craniano violento pediátrico(Síndrome do Bebê Sacudido).

Sidney Rinaldo Priolo Filho. Ele possui graduação e Mestrado em psicologia pela UFSCar. Atualmente realiza doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia pela UFSCar e tem experiência na área de psicologia com ênfase em psicologia do desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, bullying, maus tratos infantis e violência e prevenção intrafamiliar.

 

Serviço

Curso de Capacitação Humanizando às Vítimas de Violência Intrafamiliar: O Papel do Profissional de Saúde.

Quando: dias 8 e 22 de março; 12 e 26 de abril e 17 de maio. (sábados)

Local: Auditório da Santa Casa

Horário: 8h às 12h30

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x