13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 6ª MIVSC abre programação para outubro

6ª MIVSC abre programação para outubro

09/10/2012 12h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
6ª MIVSC abre programação para outubro

Neste mês de outubro acontece em São Carlos a 6ª Mostra Internacional de Vídeo Dança MIVSC realizada pela Urze – Companhia de Dança Contemporânea. Este ano o evento será no auditório Bento Prado Jr. Na UFSCar, nos dias 19, 20 e 21 de outubro, sendo na sexta-feira das 10h às 18h e no sábado e domingo das 13h às 18h O evento conta com o apoio do Sesc São Carlos e CDCC. A entrada é franca.

Os interessados poderão fazer as inscrições que ocorrem por meio de um chamamento via internet, divulgado em escala internacional, enviando seus materiais sem a necessidade de pagamento de taxas. A pós a Mostra o material exposto irá compor o acervo da Urze e parceiros.

De acordo com o estudante, bolsista da Urze que atua na produção da Mostra, Mauricio C. da Silva a vídeo dança é um novo conceito de arte que une audiovisual e dança.

“A vídeo/dança é uma linguagem artística, sendo uma nova possibilidade de criar através do corpo e do vídeo sem anular suas particularidades, em um processo de criação que apresenta o surgimento de uma terceira linguagem, a da vídeo/dança. As pessoas poderão observar o corpo de outra forma já que com a manipulação da imagem é possível criar coisas que com um bailarino ao vivo não seria possível ver”.

Mauricio ressalta. “Através da vídeo/dança é possível manipular tempo, forma e espaço em diferentes formatos. É o corpo pensado para o foco da câmera e o foco pensado para o corpo, uma linguagem que transita entre movimentos e efeitos”.

A vídeo/dança como uma linguagem ainda pouco conhecida e explorada no Brasil encontrou na UFSCar um espaço reservado graças ao interesse do diretor e coreógrafo da companhia Francisco Silva por esta linguagem.

A Mostra traz para a Universidade, junto de sua realização, palestras, debates e oficinas, garantindo a produção de conhecimento e o fomento da arte. O intuito do diretor e coreógrafo da companhia urze, Francisco Silva, é mostrar ao público não apenas registros em vídeos da trajetória do Grupo de Dança Contemporânea da UFSCar e da URZE, como também as então recentes produções em vídeodança realizadas por ele e alguns bailarinos da companhia.

“Vídeo/dança hoje não é apenas um gênero/categoria de produto audiovisual, é um conceito que abarca uma série de manifestações entre as linguagens, audiovisual e dança,relacionando corpo e tecnologia”, finaliza Mauricio.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x