5 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > A história que inspirou o filme ‘1917’

A história que inspirou o filme ‘1917’

17/01/2020 00h03 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
A história que inspirou o filme ‘1917’ Fotos: Divulgação

O filme ‘1917’ dirigido pelo britânico Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial terá pré-estreia amanhã (18) e domingo (19), no Cine São Carlos às 21h30. O longa-metragem está indicado a dez categorias no Oscar entre elas como melhor filme e direção.
Confira a reportagem que a BBC News Brasil fez sobre o filme.
O longa de Mendes, premiado no Oscar em 2000 por ‘Beleza Americana’, trata de dois soldados britânicos que são enviados, através de um campo de batalha, para levar uma mensagem que pode salvar a vida de 1,6 mil integrantes de um regimento de Devonshire durante a batalha de Passchendaele.
1917 transcorre em apenas dois planos-sequência (como se fossem duas grandes cenas, com apenas uma interrupção). Baseado “vagamente” em fatos reais, filme se passa em um cenário verdadeiro: a Primeira Guerra Mundial, que transcorreu de 1914 a 1918 e teve como cenário central o continente europeu, principalmente o norte da França. Mais de 17 milhões de pessoas morreram no conflito.
Segundo o diretor relatou em um podcast da revista especializada Variety, a história de 1917 se baseia no relato que seu avô, Alfred Mendes, lhe fez na infância.
“Havia uma história que era um fragmento do relato de meu avô, que lutou na Primeira Guerra. Era a história de um mensageiro que tinha um recado para levar. E isso era tudo que podia contar”, relembra o diretor.
“Essa história, ou esse fragmento, permaneceu comigo e obviamente eu a ampliei e fiz mudanças enormes, mas a essência é a mesma.”
Foi aí que surgiu a ideia de retratar o a batalha de uma maneira diferente do que normalmente acontecia no cinema. Em somente dois planos-sequência, — quase como se fossem duas grandes cenas —, o diretor contou a história de Blake e Schofield.
Outro ponto importante: os protagonistas de 1917 são fictícios. Já foi apontado que talvez Blake fosse inspirado em Alfred Mendes, avô de Sam, mas o cineasta não chegou a confirmar essa comparação.
Ainda assim, por se tratar de um filme que se passa em um contexto histórico que realmente aconteceu, Sam Mendes conseguiu se basear em alguns depoimentos de pessoas que vivenciaram o conflito. Livros com memórias e cartas e diários datados do período puderam auxiliar a pesquisa sobre o evento.
A missão narrada em 1917, porém, não existiu. O combate no qual eles estavam, sim. A Batalha de Passchendaele, também conhecida como Terceira Batalha de Ypres, foi uma luta entre britânicos e alemães que aconteceu em Passendale, na Bélgica entre julho e novembro de 1917.
Além disso, no filme, os soldados são enviados para tentar salvar 1,6 mil integrantes do Regimento de Devonshire. Ele realmente existiu, e batalhou na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x