27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > A Sereníssima República abre Simpósio de Letras da Unicep

A Sereníssima República abre Simpósio de Letras da Unicep

17/11/2012 12h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
A Sereníssima República abre Simpósio de Letras da Unicep

De 19 a 22 de novembro a Unicep São Carlos realiza o “Simpósio de Letras – reflexões: Linguagens, Textos e Discursos” que será realizado no anfiteatro do campus I, na Vila Alpes, das 19h30 às 22h30. O evento será coordenado pela professora Iraides Palermo.

Abrindo a programação do Simpósio de Letras – Reflexões: Linguagens, Textos e Discursos que acontece todos os anos, haverá no dia 19 a apresentação do espetáculo “A Sereníssima República” do grupo Teatro da Casa Velha.

O texto é de Machado de Assis com adaptação para o palco de Getúlio Alho que integra o elenco juntamente com Ângelo Bonicelli. De acordo com ator e diretor do espetáculo, Getúlio Alho para criar a adaptação do texto para a linguagem do palco foi preciso realizar pesquisas sobre a obra do autor além de diversos ensaios para a criação cênica. O diretor comenta sobre o espetáculo.

“A peça é apresentada na forma de uma conferência de um cientista brasileiro que expões suas pesquisas sobre a descoberta da linguagem das aranhas e da criação de um sistema político e social para os aracnídeos. Apesar do aparente absurdo do tema, o texto revela toda a ironia sempre presente na obra machadiana. Numa de seus raros trabalhos políticos, o autor critica situações do cotidiano do país, que muito nos lembra acontecimentos atuais”.

Para Getúlio Alho o texto de “A Sereníssima República” embora tenha sido escrito no ano de 1882, seu cunho político leva o público a fazer uma reflexão sobre a postura dos políticos dos dias de hoje. “Neste texto o autor analisa de maneira jocosa e irônica a situação da República na época e essa reflexão nos remete aos dias atuais, em que se constatam as artimanhas políticas para contornar as exigências das leis e obter favorecimento do estado, em suma o texto nos adverte da perspectiva de corrupção”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x