28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Álbum das Figurinhas promete brincadeiras e danças

Álbum das Figurinhas promete brincadeiras e danças

14/09/2013 15h34 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Álbum das Figurinhas promete brincadeiras e danças

O Sesc São Carlos traz sábado, 14, , às 16h, no Teatro, com entrada franca, o espetáculo “Álbum de Figurinhas”.

 

De que tamanho você é? O que bate dentro de você? De que cor é seu coração?  E seu amor, tem cor? Crescer dói? Acabou ou começou o mundo?

Da procura por algo perdido surge uma brincadeira de esconde-esconde, latinhas de refrigerante se transformam em uma corrida de carros, um pega-pega vira uma ciranda em grupo. O universo das brincadeiras e descobertas da infância abre espaço ao imaginário do público em Álbum das Figurinhas.

O espetáculo é uma coleção de movimentos, brincadeiras e danças reunidas pela Balangandança Cia. durante os últimos três anos.

Ao invés de colar no papel, essa coleção ficou no corpo, na memória. É como se tivéssemos colado nas nossas peles, cabelos, ossos, cabeça. É essa coleção que queremos compartilhar: trocar, colar, repetir.

Nesse álbum todos são figurinhas: bailarinos/artistas e espectadores/crianças de todas as idades. Todos com suas memórias, corpos e sensibilidade.

O Buraco, Crescer, Coração e a Lua são as figurinhas prediletas. Elas desencadeiam histórias, poesias de movimento e imagens que estimulam o espectador à imaginação e à sensação e invenção do movimento. O brincar é palavra-chave.

Assim, o buraco procurado pode ser do tatu, do medo, do poro da pele ou da lua. Lua onde se pode ir à velocidade da luz, ou de carro. Talvez à cavalo e encontrar São Jorge montado lá também. Daí enfrentar algum possível medo/dragão, que bem pode ser a dor ou a delícia de crescer: a pele esticando ou a pipa voando. Tudo regado com amor de um coração que pode ser de todas as cores. Um coração que bate, mas que um dia pára. Tudo faz parte.

Em cena, os bailarinos se revezam entre danças, brincadeiras e canções executadas ao vivo. As cenas são independentes, abertas à improvisação e pensadas como uma “coleção de figurinhas”, que são trocadas, colecionadas, coladas e repetidas – tudo em uma grande brincadeira lúdica.

A dança se apresenta como uma possibilidade lúdica de troca com a plateia que se identifica, interage e pode se emocionar.

Valendo-se da simplicidade dos recursos cênicos (caixas de papelão, carrinhos de lata e papel, peles de instrumentos de percussão) e da valorização dos movimentos do corpo, o espetáculo aborda temas como o amor, o crescimento, a sensibilidade, a imaginação e as memórias da infância.

 

Sobre a Balamganndança Cia.

A Balangandança Cia. desenvolve há 16 anos um trabalho pioneiro e continuado de pesquisa em dança contemporânea, especificamente voltado para o público infantil, respeitando-o como espectador criativo e participativo.

Tem como foco a pesquisa de linguagem corporal, cênica e estética articulada com a proposta educacional e didática de dança contemporânea para crianças e propõe uma concepção específica sobre o assunto: oferecer à criança a possibilidade de apreciar espetáculos de dança de qualidade, resgatando o lado lúdico, saudável e criativo do corpo, pesquisando o cotidiano lúdico infantil e investigando a relação entre composição coreográfica e improvisação.

Além disso, a Cia. sempre desenvolveu projetos compartilhando seu trabalho com o propósito de estimular a reflexão sobre o assunto e fomentar a produção artística na área. Isso acontece a partir de ações variadas como: realização de fóruns, seminários, publicações, blogs, oficinas para crianças e educadores.

 

Ficha Técnica

Direção: Geórgia Lengos.

Criadores-intérpretes: Dafne Michellepis,  Coré Valente, Alexandre Medeiros, Maristela Estrela, Alan Sherk e Clara Gouvêa. Coreografia: Balangandança Cia.

Figurinos: Maíra Mesquita.

Cenografia: Balangandança Cia, Cristina Souto e Luciano Bussab.

Iluminação: Joyce Drummond.

Operação de Luz: Melissa Guimarães.

Edição de Trilha Sonora: Kito Siqueira – Satélite Áudio.

Músicas Compostas: Coré Valente, Kito Siqueira e Balangandança Cia.

Material Gráfico: Fê (Ilustrações) e Celso Linck (Designer Gráfico). Fotos: Gil Grossi..

Apoio: Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi.

 

Serviço

Data: 14 de setembro de 2013

Horário: 16h

Ingressos: Grátis.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

 

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x