17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Celebração do Carnaval agita criançada nas escolas

Celebração do Carnaval agita criançada nas escolas

28/02/2014 22h06 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Celebração do Carnaval agita criançada nas escolas

Para muitos o Carnaval pode ser época de excessos, embriaguez, festas. Outros aproveitam para descansar, visitar a família ou viajar. Para os pequenos a celebração é época de muita alegria e diversão, onde as fantasias e brincadeiras estimulam seu imaginário e criatividade.

 

Algumas escolas fazem a celebração carnavalesca como parte do calendário, com o objetivo de apresentar aspectos folclóricos, musicalidade, artes plásticas, ou simplesmente trazer a brincadeira, que é o verbo mais presente na vida das crianças.

Ontem, diversas escolas do município fizeram as tradicionais celebrações com fantasias, serpentinas, confetes, spray de espuma e músicas carnavalescas infantis, o que trouxe muita diversão para os pequenos.

A professora do maternal Tatiane Broggio defende a manifestação como forma de resgate da cultura popular, além da proximidade que a brincadeira traz para as crianças. “As crianças adoram brincar. E essa celebração ajuda muito na interação social”, comenta.

A pedagoga e coordenadora da escolinha infantil, Andréa de Cássia Broggio, contou que realiza o evento desde que tem a escola, há 13 anos. “Sempre respeitando a religiosidade de cada um, faço a celebração com o intuito da brincadeira, trazendo alegria e interação social entre as crianças. Brincar ajuda no processo de aprendizagem da crianças, pois é a maneira como ela conhece, experimenta, aprende, vivencia, expõe emoções, interage consigo e com o mundo”.

Alguns defendem a celebração também como forma de democratização de uma sociedade. No cotidiano sabemos nosso lugar e no carnaval temos a possibilidade de mesmo que por alguns instantes, dançar, cantar e celebrar igualitariamente, uns com os outros.

Para a professora Tatiane Gomes da Cruz Shols o carnaval para os pequenos é mesmo pura diversão. “Lá fora a realidade pode ser diferente, mas aqui dentro o clima é de brincadeira, diversão e inocência”.

Vanessa Aparecida Brigido que é pedagoga trabalha há dois anos com educação infantil  afirma que a brincadeira ajuda também no processo de aprendizagem de valores. “A interação entre as crianças é essencial para sua socialização. Elas também passam a aprender valores como divisão, amizade e respeito”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x