6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Desenhista integra importante Mostra de Artes

Desenhista integra importante Mostra de Artes

26/06/2012 09h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Desenhista integra importante Mostra de Artes

O desenhista Marcus E. Marchi Júnior recentemente levou o nome de São Carlos a um dos mais importantes eventos de artes plásticas do eixo-sul do Brasil, que aconteceu em Blumenau – Santa Catarina. Trata-se da 10ª Edição da Bienal do Salão Elke Hering no Museu de Artes de Blumenau, onde foram inscritos 169 projetos e selecionados apenas 20, sendo que desse número apenas 50% eram destinados a artistas de fora do estado de Santa Catarina. A bienal começou no dia 3 de maio e vai até o dia 29 de junho.

Marcus Ernesto é estudante do curso de Química na UFSCar, desenhista autodidata e já participou de várias exposições em São Carlos e em diversas cidades do país. Dentre essas exposições, estão as realizadas na Biblioteca da UFSCar, Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, Museu Histórico e Pedagógico Cerqueira César, Escola Arkadia de Artes de Ribeirão Preto, 50º Salão Ararense de Artes Plásticas, Prêmio Aquisição no 9º Salão de Arte Acadêmica de Catanduva entre outros.

O desenhista conta que está participando do Salão Elke Hering com duas obras que usam esferocromia como técnica, o detalhe é que cada desenho leva de 100 a 150 horas para ficarem prontos. Ele também explica como foi o processo seletivo que o fez fazer parte nesta mostra de arte.

“Essa bienal acontece de dois em dois anos e podem participar do processo seletivo artistas de todo o Brasil e até estrangeiros residentes no país há pelo menos três anos. Para cada selecionado, o Museu de Artes de Blumenau distribuiu a quantia de R$1500,00 como bônus de participação. Uma comissão de artistas renomados analisou todas as propostas enviadas e selecionaram os 20 participantes que integraram a mostra”.

“O Salão que terminará, neste domingo, não obriga que os artistas estejam presentes durante o período expositivo, somente na abertura houve uma mesa-redonda com autoridades locais, convidados e artistas selecionados que discutiram os rumos da arte contemporânea no cenário nacional.

Em meus trabalhos usei a técnica da esferocromia, que consiste no uso exclusivo de caneta esferográfica. O estilo é o realismo acadêmico e a série que produzo atualmente são ‘Paisagens Industriais, o Bucolismo de Ferro e Aço’. Escolhi este tema porque as paisagens industriais simbolizam a transição dos meios de trabalho do homem. Com esse tema, pretendo produzir uma série de 35 obras que deverão levar uns cinco anos para serem finalizadas, devido a riqueza de detalhes”, diz Marcus.

No total estão expostas 34 obras de artistas de todo o Brasil, em todas as modalidades como escultura, pintura e desenho. A última edição desta exposição em 2010 recebeu a visita de 90 mil pessoas, a estimativa é que esse ano ultrapasse este número, já que nesta edição o projeto é levar todas as escolas da rede pública para visitação.

“Ter participado do Salão Elke Hering foi muito importante para o enriquecimento do meu currículo artístico, que possibilita uma melhor apreciação de bancas examinadoras em futuros processos em outros salões que porventura eu venha a concorrer, e claro, é uma satisfação pessoal ter meus trabalhos reconhecidos por pessoas tão importantes”, ressalta Marcus.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x