30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Doces Flautistas é o projeto de formação musical no Cidade Aracy

Doces Flautistas é o projeto de formação musical no Cidade Aracy

31/08/2013 08h42 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Doces Flautistas é o projeto de formação musical no Cidade Aracy

Doces flautistas é um grupo de formação musical no bairro cidade Aracy. Surgiu a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a UFSCar no ano de 2007, e fazia parte do extinto programa Ciranda Cultural. Até hoje continua atuando, porém com uma parceria firmada entre a ONG Proara e a Universidade Federal.

 

Matheus Ferreira é músico e trabalha neste projeto de formação musical na periferia desde o principio, quando ainda nem era o grupo Doces Flautistas. Executa um trabalho voluntário por acreditar que a música tem transformado a vida das crianças moradoras do bairro. A principio o trabalho era só com o instrumento flauta, mas foi ampliado para outros como violão e percussão.

Este projeto começou com a proposta de trabalhar a musicalização infantil na escola Natalino Deriggi. As crianças podiam ter aulas de flauta no período contrário às aulas regulares. Em 2010 foi interrompido e Matheus conta que resolveu continuar com o trabalho por conta própria “Comecei a perceber que as crianças queriam continuar, tive que continuar conforme a minha disponibilidade, mas não parei”.

Em 2011 consegui restabelecer a parceria com a UFSCar, que disponibilizou uma bolsista que acompanhou Matheus até o fim da graduação. Naquela época a Proara procurou ferreira para propor que ele trouxesse o projeto para ser realizado na sede da ONG. Atualmente são dois bolsistas da UFSCar e um da organização não governamental.

 

A ONG Proara é uma organização não governamental formada por moradores do bairro cidade Aracy. A ONG desenvolve trabalhos mais na área esportiva e há pouco tempo tem agregado outras modalidades. Atualmente o projeto atende 200 crianças, tendo como objetivo educar os jovens para o exercício da cidadania. O grupo se apresentará IV Show de Talentos do Nicc, que acontece hoje, sábado a partir das 18h na Av. Nelson Orlandi, 767 – Cidade Aracy II.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x