E.E Jesuíno de Arruda apresenta peça de teatro sobre economia de água
Na tarde desta quinta-feira, 2, alunos do 8º ano da Escola Estadual Jesuino de Arruda, apresentaram uma peça de teatro sobre o uso racional da água. A peça foi desenvolvida como parte do projeto “Usa e Reduza”, parceria da Diretoria de Ensino de São Carlos com o Instituto EPTV.
“Várias escolas da região estão envolvidos”, explicou o professor e vereador Maurício Ortega, um dos responsáveis pelo projeto. Ele afirmou que cada escola se envolveu com o projeto e de uma forma: “Algumas vão fazer trabalhos nas classes com contas de água e ver se haverá economia de água pela população. Mas nossa escola, além de fazer isso, decidiu fazer algo a mais”.
Esse “algo a mais” se concretizou na forma de maquetes da bacia dos rios Monjolinho e do Gregório, de exposição de charges, e da produção e apresentação da peça teatral.
Ela foi escrita e dirigida por Ortega, que explica: “A peça tem a intenção de tornar o uso da água mais racional, ensinando como, no dia a dia, os alunos podem economizar”.
A história teve como personagens gotas de água, peixes, gambás, adolescentes, o prefeito de uma cidade e técnicos da prefeitura. Contou até com as preocupantes previsões de uma cartomante. O desenvolvimento da pela envolveu 40 alunos das oitavas séries da escola.
A diretora do Jesuino de Arruda, Sônia Donizetti, diz que inicialmente o projeto era para ser desenvolvido apenas com os 6º anos: “Mas nossa escola decidiu envolver todo o Ensino Fundamental, e cada um desenvolveu uma atividade diferente”.
Nicole Rosalino Gonçalves, aluna do 8º ano, diz: “Sempre gostei de teatro, além disso aprendi bastante. Em casa somos em muitos, e água vai direto. Agora mudei bastante minha atitude, tento economizar”.
No final da peça, depois de desenrolado o drama da falta de água e os meios de tentar reverter esse quadro, os participantes gritam o lema: “Preservar, reciclar e economizar”.
O PROJETO
O ‘Uso e reduza” objetiva incentivar o consumo consciente da água, promovendo a mudança de hábitos coletivos, quanto ao uso desse recurso.
O projeto consiste numa gincana de medição do consumo de água da residência dos alunos, durante 4 meses. Assim, pretende aferir a diminuição do consumo de água e promover atividades de conscientização, quanto ao uso desse recurso. Além disso, visa promover a socialização, o trabalho em equipe, e a integração das escolas.