7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Editora da UFSCar completa 20 anos

Editora da UFSCar completa 20 anos

29/03/2013 10h29 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Editora da UFSCar completa 20 anos

Tendo publicado cerca de 300 livros nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais, Engenharias, Linguística, Letras e Artes a Editora da UFSCar completa, em 2013, vinte anos de trabalho em prol da educação e da cultura, através da publicação de livros e matérias didáticos.

 

O diretor presidente da EdUFSCar, Oswaldo Truzzi, explica como funciona o trabalho da editora e fala sobre o projeto de incentivo à leitura.  “Nós atuamos em várias frentes. A primeira delas é a publicação tanto de material didático que professores da universidade utilizam em sala de aula, quanto de livros que os próprios publicam, nos quais são autores. Nós não publicamos somente livros de professores de dentro da UFSCar, mas, também de fora dela. Outra atividade é que publicamos material relativo à universidade aberta, a educação a distancia”.

Oswaldo completa: “Fora isso nós temos uma política de incentivar a leitura, nos três campi. No campus de São Carlos temos uma livraria e nela são comercializados livros com descontos, o que torna acessível não só os livros que publicamos, mas como livros de outras editoras, não só editoras de universidades, mas como também editoras comerciais”.

Dentro da atividade de incentivo à leitura acontecem a cada semestre as tradicionais feiras do livro. “Nessas feiras oferecemos muitos livros de várias editoras com no mínimo de 25% de desconto, sendo assim, uma oportunidade de tornar o livro mais acessível para que nossos usuários tanto da universidade como de fora dela também possam comprá-los com mais facilidade”, diz Oswaldo Truzzi.

Em 20 anos de trabalho, Oswaldo garante que os resultados são positivos. “A editora cresceu ao longo dos anos. Estou à frente dela há 13 anos e quando comecei havia muitas dificuldades, inicialmente o livro era produzido, porém não havia condições de distribuí-lo e assim colocá-lo no mercado. Resolvi que precisávamos buscar uma sustentabilidade e por isso resolvemos montar a livraria. Hoje a Editora é quase que autossustentável, ela própria gera os recursos que necessita para funcionar”. 

A Editora da UFSCar conta atualmente com uma equipe de cerca de 20 pessoas que estão divididas em setores como revisão, diagramação, projeto gráfico, estoque, expedição, recepção, assessoria de imprensa e livraria. A ideia é que o campus de Sorocaba também ganhe uma livraria para a comercialização das obras.

Entre os frutos colhidos, a Editora acumula relevantes prêmios recebidos, como: o Prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), Prêmio Nacional de Romance, o Prêmio da UBE (União Brasileira de Escritores), e o mais importante prêmio nacional, o Jabuti, outorgado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) em vários momentos.

 

Primeiros livros lançados pela Editora são relevantes até hoje

A Editora da Universidade Federal de São Carlos lançou seus primeiros livros em 1993, há exatos 20 anos. Na ocasião, foram publicadas três obras: ‘Universidade, fundação e autoritarismo’, ‘Universidade-Indústria: depoimentos’, e ‘Poesia e política nas canções de Bob Dylan e Chico Buarque’.

Apesar de serem de áreas distintas, os três livros têm um traço em comum: refletem o intenso momento político pelo qual passava o país, que acabava de sair da ditadura militar e enfrentava o impeachment de seu primeiro presidente eleito pelo voto direto. Muito mudou de lá para cá. O Brasil consolidou sua democracia e sua economia cresceu, inserindo o país no cenário das grandes potências emergentes no âmbito internacional. Mas, aquelas reflexões ainda hoje nos auxiliam a compreender o passado recente e lançam luzes sobre o futuro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x