19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Museu da Língua Portuguesa tem nova exposição temporária

Museu da Língua Portuguesa tem nova exposição temporária

Instituição também promoverá clube de leitura Papo Literário sobre o livro Mata Doce

07/05/2024 08h08 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
Museu da Língua Portuguesa tem nova exposição temporária Foto: Governo de SP

Uma exposição temporária dedicada à influência das línguas africanas no Brasil e a celebração do dia de nosso idioma são os principais destaques da programação de maio do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Enquanto a mostra “Línguas Africanas que fazem o Brasil” será inaugurada no fim do mês, a programação do Dia Mundial da Língua Portuguesa aconteceu no dia 4 (sábado), com shows, performances e gastronomia.

O Museu também vai promover novas edições do clube de leitura Papo Literário – o livro do mês é Mata Doce, de Luciany Aparecida – e da Feira de Troca de Livros. Além disso, haverá Sarau Africanizar, Plataforma Conexões e Falas do Corpo.

Confira abaixo os destaques da programação.

Nova exposição temporária

Línguas africanas que fazem o Brasil. Este é o título da próxima exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria do músico e poeta Tiganá Santana, a mostra será inaugurada no fim de maio. O projeto destaca a forte presença das línguas banto, iorubá e eve-fon na configuração do português falado no Brasil, seja em seu vocabulário, seja na sua maneira de pronunciar as palavras e de entoar as frases.

A exposição apresenta ainda linguagens não-verbais da África, que se manifestam por meio de turbantes, cabelos trançados e tambores, e mostra como toda a nossa cultura está impregnada dessa presença negro-africana, que deu uma nova fisionomia ao país.

Livro Mata Doce

O livro Mata Doce, de Luciany Aparecida, é o foco do Papo Literário: narrativas negras em língua portuguesa de maio. O encontro, que será mediado pela escritora Jarid Arraes, terá como tema Presente, passado e futuro, as diversas vozes de mulheres na literatura de Luciany Aparecida. Vai acontecer no dia 11 (sábado), das 14h30 às 16h30, no Saguão B do Museu, com entrada gratuita.

Lançada pela editora Alfaguara, a obra percorre a trajetória de Maria Teresa, ou Filinha Mata-Boi, com suas mães adotivas e os acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. A curadoria do Papo Literário em 2024 é de Camilla Dias, integrante dos coletivos Lendo Escritores Negro-Brasileiros e Leituras Decoloniais, além de autora do perfil @camillaeseuslivros no Instagram.

Troca de livros

No dia 11 de maio (sábado), das 14h às 17h, também acontece a 2ª edição da Feira de Troca de Livros, no Saguão B, Pátio B e Calçada. A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço de encontro por meio do livro e da literatura e ainda incentivar a leitura.

A cada edição, as pessoas serão estimuladas a trocar com o Museu até oito livros em bom estado: sendo quatro livros por outros quatro livros da instituição e quatro livros por quatro ingressos (válidos até 29 de dezembro de 2024). Caso a pessoa queira doar mais livros ao Museu, não há limite, desde que respeitadas as categorias literárias indicadas.

Serão aceitos livros de literatura infantil, infantojuvenil e adulta nos gêneros poesia, ficção, histórias em quadrinhos, zine, cordéis, biografias, autobiografias, ensaios e arte. Os livros ficarão disponíveis para troca ou serão oferecidos a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com esta atitude, o Museu pretende tornar a feira um evento acolhedor e acessível a todos os públicos.

Quem estiver presente na feira também poderá realizar a troca de seus livros entre si, sem a intermediação da equipe do Museu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x