25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Editora da UFSCar participa da Bienal Internacional do Livro

Editora da UFSCar participa da Bienal Internacional do Livro

14/08/2012 18h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Editora da UFSCar participa da Bienal Internacional do Livro

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) participa da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento começou no dia 9 de agosto e segue até o próximo dia 19, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A Editora participa do estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e expõe 14 livros acadêmicos.

 

Entre os títulos, nove são da área de Ciências Exatas e cinco de Humanidades. Em literatura há o livro “Gonçalves Dias: o poeta na contramão”, do professor Wilton José Marques, do Departamento de Letras. O livro, terceiro colocado do Prêmio Jabuti 2011 na categoria Teoria/Crítica Literária, nasce de um problema: “o poeta Antonio Gonçalves Dias, que foi funcionário público por meio de relações de favor, poderia criticar abertamente a sociedade brasileira e a escravidão?”. Assim, o autor se debruça na obra Meditação, considerada o primeiro grito contra a escravidão na literatura brasileira, para demonstrar que Gonçalves Dias produziu uma obra que se caracteriza sobretudo por explicitar diversas mazelas sociais do Brasil oitocentista.

Na área da Sociologia, o livro “Juventude Católica: o novo discurso da Teologia da Libertação”, de Flávio Munhoz Sofiati, convida o leitor a conhecer a formação e o desenvolvimento da Pastoral da Juventude, uma das comissões pastorais comprometidas com o Cristianismo da Libertação, o qual considera o pobre como sujeito de sua própria libertação e não objeto de caridade, num mergulho em sua pedagogia e opções políticas.

As educadoras Roseli de Mello, Fabiana Braga e Vanessa Gabassa, apresentam no livro “Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível”, os resultados de suas pesquisas em Comunidades de Aprendizagem da Espanha e do Brasil, com indicação dos elementos favorecedores e os que são obstáculo, no contexto brasileiro, para a transformação da escola de forma que ela se articule com a comunidade e utilize novas redes de conhecimento e de comunicação para construir uma educação de máxima qualidade para todos.

O livro “O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal”, de Maurizio Lazzarato, realiza uma análise socioeconômica dos conflitos ocorridos na França, entre 2003 e 2007, com os “intermitentes”, trabalhadores dos setores cênico, audiovisual e artístico da indústria do espetáculo, para entender o potencial de subversão e crítica radical do paradigma neoliberal do capitalismo moderno.

Sobre Filosofia, Carlos Eduardo de Moura, em “Consciência e liberdade em Sartre: por uma perspectiva ética” parte da obra La transcendance de l’ego, passando pelo L’être et le néant e Vérité et Existence até o Cahiers pour une morale, para delimitar um itinerário filosófico sartriano para que se estabeleça e se compreenda sua moral.

Na área de Engenharia Civil e Arquitetura, a Editora apresenta os livros “Bê-á-bá da acústica arquitetônica”, de Léa de Souza, Manuela de Almeida e Luiz Bragança; “Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado”, de Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho; “Comportamento e dimensionamento de alvenaria estrutural”, de Guilherme Parsekian, Ahmad Hamid e Robert Drysdale; e “Parâmetros de projeto de alvenaria estrutural com blocos de concreto”, organizado por Guilherme Parsekian. As publicações são base para arquitetos e engenheiros civis, universitários ou profissionais que querem aprofundar seus conhecimentos específicos nas áreas de acústica, cálculo de estruturas de concreto armado, alvenaria estrutural e alvenaria com blocos de concreto, respectivamente.

“Cristais em Vidro: ciência e arte”, de Edgard Dutra Zanotto, comemora os 35 anos do Laboratório de Materiais Vítreos da UFSCar, reunindo os principais trabalhos de pesquisa sobre o fenômeno da cristalização em vidros. Já “Engenharia de Materiais para todos”, de José de Anchieta Rodrigues e Daniel Rodrigo Leiva, pretende tornar fácil a compreensão do mundo dos materiais para os alunos e professores do Ensino Médio e para os estudantes dos primeiros anos de todos os cursos de Engenharia. Nele se encontram conceitos sobre cerâmicas, metais, polímeros e compósitos. “Excel para Engenharia: formas simples para resolver problemas complexos” demonstra, de forma clara e objetiva, um novo método de elaborar cálculos, gráficos, equações lineares, funções trigonométricas, entre outros. Por meio de exercícios, estudos de casos e soluções, o autor Luiz Fernando de Moura demonstra uma forma inédita de aplicabilidade de uma ferramenta de trabalho contida no software mais usado no meio da Informática.

As outras duas publicações da Editora, “Cálculos básicos da Química”, de Romeu Rocha Filho e Roberto Ribeiro da Silva, e “Geometria Analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra”, de Yuriko Yamamoto Baldin e Yolanda Saito Furuya, são voltados sobretudo para o público em transição entre o Ensino Médio e Superior, que precisam de uma forma clara e inovadora para auxiliar nos estudos.

O estande da ABEU está localizada na rua F, número 40, dentro do Anhembi. A Bienal funciona das 10 às 22 horas, até 18 de agosto, e das 10 às 20 horas, no dia 19. Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar, www.editora.ufscar.br.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x