28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Estudante é premiado em Encontro Nacional de Inteligência Artificial

Estudante é premiado em Encontro Nacional de Inteligência Artificial

07/11/2013 15h32 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Estudante é premiado em Encontro Nacional de Inteligência Artificial

O estudante Túlio Casagrande Alberto, do curso de bacharelado em Ciência da Computação do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi premiado no 10° Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC), realizado entre os dias 20 e 24 de outubro, na cidade de Fortaleza, Ceará. Com a pesquisa “Aprendizado de Máquina Aplicado na Detecção Automática de Comentários Indesejados”, feita sob orientação do professor Tiago Agostinho de Almeida, do Departamento de Computação (DComp) da UFSCar, o estudante conquistou o título de 3° melhor artigo do evento, de um total de 68 artigos inscritos. 

 

Casagrande, que integra a equipe do Laboratório de Sistemas Inteligentes e Distribuídos (LaSID) da UFSCar e é bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), explica que a pesquisa avalia diversos métodos tradicionais da área de ‘Aprendizado de Máquina’ e técnicas de processamento de texto, aplicando-os na detecção automática de comentários indesejados (spams) em blogs. O artigo aborda técnicas e métodos promissores para identificação instantânea de spams disseminados em ferramentas da web. Segundo o graduando, os estudos desenvolvidos na UFSCar apresentaram desempenhos melhores em comparação aos resultados encontrados na literatura. “Aplicado a este problema – detectar spam em blogs – e utilizando a mesma base de dados, obtivemos resultados superiores aos demais trabalhos disponíveis”, comenta Casagrande.

O estudante faz questão de ressaltar a importância da orientação do professor Tiago Agostinho de Almeida em todo processo de pesquisa, que levou, entre estudo da literatura, experimentos e redação do artigo, aproximadamente um ano. “Ele contribui com sua experiência e direcionando todos os experimentos, sugerindo métodos, técnicas, parâmetros e metodologia. Além disso, ele liderou a elaboração do artigo, resultando em um trabalho de boa qualidade”, exalta Casagrande. O professor Almeida, por sua vez, comemora a conquista do reconhecimento entre especialistas e pesquisadores da área de computação e destaca a importância dos estudos realizados na Universidade. “Trata-se de um reconhecimento importante da qualidade de pesquisa que está sendo desenvolvida aqui na UFSCar. Somente no último ano, o LaSID ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro na área de tecnologia e informática; um prêmio internacional de melhor artigo em congresso de Inteligência Artificial; e, agora, este prêmio nacional também na área da Inteligência. Tudo isso serve de motivação e indicação que estamos no caminho certo”, acredita o docente.

 

O Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional é um evento realizado anualmente e oferece a oportunidade para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem as inovações, tendências, experiências e evoluções no campo da Inteligência Artificial. Atualmente, o Laboratório de Sistemas Inteligentes e Distribuídos do Campus Sorocaba da UFSCar conta com seis docentes do Departamento de Computação e 30 alunos de iniciação científica e pós-graduação em Ciência da Computação. As pesquisas desenvolvidas concentram-se nas áreas de Inteligência Artificial, Banco de Dados e Sistemas Distribuídos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x