11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição fotográfica “Faces” retrata o imaginário do povo africano

Exposição fotográfica “Faces” retrata o imaginário do povo africano

02/12/2013 21h40 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Exposição fotográfica “Faces” retrata o imaginário do povo africano

O cenário é Angola, na África, mais especificamente a Aldeia Mana Culele. O protagonista dessa história é Casimiro Paschoal “Lumbandanga” da Silva, militante e morador de São Carlos, e que viajou para o país africano em abril de 2013. Nessa experiência, além de aprofundar o conhecimento sobre o berço de seus antepassados, fez um registro dos lugares que passou, adquirindo o material que gerou a exposição.

 

“Faces” é, portanto, resultado da viagem de um homem que há anos é militante na luta pela igualdade racial que conseguiu apresentar sua alma nas poesias e, por meio da arte, vem propor à sociedade uma reflexão sobre a realidade de um país em reconstrução e o valor de um povo marcado pela escravidão e discriminação.

O Centro Cultural da USP São Carlos irá sediar até o dia 4 de janeiro essa exposição que retrata o imaginário africano por meio de fotos.

“Separados por um oceano, irmãos de cor e de sangue, fomos arrancados de nossa Terra Mãe, mas nunca seremos desconhecidos, pois nossas ‘Faces’ se reconhecem e nossos olhares sempre se voltarão para um futuro melhor, de oportunidades e de valorização”, ressalta Casemiro.

Segundo Casimiro, as imagens expostas traduzem um pouco do que pôde ver e viver em Angola. “Na exposição procurei retratar um pouco do imaginário de uma população marcada pela história de guerrilhas e sofrimentos”, disse.

Por meio de retratos em branco e preto e coloridos, Casimiro procura expressar a espiritualidade e a graça do povo africano. “Mesmo com todo o sofrimento que já passaram e que até hoje ainda enfrentam, eles carregam no rosto traços de alegria de viver, disfarçado em um sorriso verdadeiro e cativante”, completou.

Por meio de cores dos olhares, dos tecidos, dos dias chuvosos de Huambo ou das tardes ensolaradas e escaldantes de Luanda, “Faces” retrata o cotidiano de um povo que merece dignidade, respeito e políticas públicas decentes.

 

EXPOSIÇÃO

A exposição “Faces” está sendo realizada no Centro Cultural da USP (Campus I), localizado na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, até 4 de janeiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e sábado, das 10 às 18 horas.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x