16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição “Palácios Cariados” termina nesta sexta-feira

Exposição “Palácios Cariados” termina nesta sexta-feira

06/07/2017 03h58 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Exposição “Palácios Cariados” termina nesta sexta-feira

A exposição fotográfica “Palácios Cariados” termina na próxima sexta-feira (7/7), em Ribeirão Preto (SP). O trabalho do fotógrafo ribeirão-pretano, Jonas Golfeto, em parceria com Anita Ferreira (convidada para participar desse projeto), traz ensaios fotográficos de edificações antigas e abandonadas de Ribeirão Preto e outras quatro cidades do Estado de São Paulo: São Luís do Paraitinga (SP), Santos (SP), São Manuel (SP) e Presidente Prudente (SP). A exposição, gratuita e aberta à população, acontece na Praça XV de Novembro, em dois pontos alternados: na esquina das ruas Tibiriçá e Duque de Caxias e na esplanada do Theatro Pedro II, das 17 às 20h. 

Segundo Jonas Golfeto, a poeta Lídia Mora, provavelmente nascida em Rio Claro (SP), em 1924, deixou um legado importante: um conjunto de poemas chamado O Centro da Cidade no Meu Ventre. “Descobrimos a poeta durante nossa investigação fotográfica em São Luiz do Paraitinga e resolvemos incluir seus poemas em nossa mostra”, explica. Já o nome do título do projeto “Palácios Cariados”, um verso do poeta modernista, João Cabral de Melo Neto, é uma referência à erosão causada pelo tempo e esquecimento das edificações antigas e abandonadas.

A exposição reúne 20 obras fotográficas encaixadas e montadas em seis folhas de portas de janelas retiradas de demolidoras, recriando o espaço dos edifícios fotografados. “A ideia é convidar o público a interagir com o conceito visual da exposição e mergulhar no universo da história através do que restou da erosão praticada pelo abandono”, explica o fotógrafo.

De acordo com Jonas, a participação do público tem sido grande e ativa. “Tivemos vários momentos gratificantes com relação ao público:uma senhora rememorou sua infância ao recordar do Palacete Albino Camargo – na época que ainda estava conservado”. O fotógrafo relembra também a participação de um senhor que interrompeu sua caminhada e observou atentamente as obras. “Ele saiu dali com um leve sorriso nos lábios, como se tivesse voltado a viver, numa centelha de tempo sua juventude longínqua”, recorda o artista.

O projeto “Palácios Cariados”, que começou em 2012, traz fotos do Palacete Camilo de Matos (1920), do Solar Vila Lobos (1880) e do Palacete Albino Camargo (1923) – todos em Ribeirão Preto. Em Presidente Prudente, traz imagens da Chaminé da Sanbra, construída no início do século XX. Já em Santos, retrata a Hospedaria dos Imigrantes, de 1912. Em São Manuel, reúne imagens da estação Ferroviária de São Manuel, de 1918. Em São Luiz do Paraitinga, a casa do senhor Zé Peixe (1853), que foi derrubada pela enchente de 2012, também foi fotografada.

A exposição é uma realização do Dois de Boa Foto Coletivo, contemplada pelo edital PROAC, da Secretaria de Cultural do Estado de São Paulo, com apoio da IESCD – Immaginare Escola de Criação e Design de Ribeirão Preto e Empório das Essências.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x