7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fabiano Menna ministra curso de figurinista em São Carlos

Fabiano Menna ministra curso de figurinista em São Carlos

11/10/2013 01h03 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Fabiano Menna ministra curso de figurinista em São Carlos

O figurinista e produtor de moda Fabiano Menna trouxe para São Carlos uma oficina que visa explorar o universo por trás das peças teatrais, publicidade, cinema ou TV e construir diferentes figurinos que ambientem o espectador ao contexto da obra. De acordo com Menna essa oficina leva os participantes a pesquisar, criar e confeccionar roupas e figurinos teatrais. O trabalho abrange leituras para o entendimento de personagens criados por diversos dramaturgos, além do estudo de material impresso e audiovisual sobre moda e figurino. O encerramento do curso terá um mostra com o que foi construído durante as aulas, sendo que a prática é dada por meio de experimentos de desconstrução e reconstrução de materiais e roupas reciclados.

 

Menna explica que para se ter o conhecimento a respeito de figurinos é necessário que se conheça um pouco da história da moda, que é envolvida diretamente com a história da arte. “Eu passo alguns conceitos e faço um panorama da evolução da moda, acredito que isso seja a necessidade básica para aquele figurinista que deseja seguir carreira.

O figurinista explica que o processo de desconstrução e reconstrução acontece da seguinte maneira: “Nesse módulo usamos roupas de brechós, que já serviram para alguém e passam a ter um novo significado. É como uma customização propriamente dita. No entanto, temos que ter o cuidado para que o figurino não apareça mais do que a atuação de quem está em cena”, destaca.

Para o profissional, o figurinista tem que conversar com todos os outros profissionais envolvidos na montagem. “Não posso simplismente mostrar a roupa, ela também precisa, necessariamente, ser confortável. Eu vejo essa necessidade porque já trabalhei como ator e sei como é vestir um figurino, ele precisa ter durabilidade e conforto, além de dar uma noção da época e localizar quem está assistindo”.  

Em relação à reposta dos alunos sobre o método trabalhado, Menna salienta que a curiosidade tem imperado durante suas aulas. “É um grupo homogêneo, com atores e pessoas que trabalham nos bastidores do teatro, está bem interessante. Procuro mostrar que não se faz teatro sozinho, é uma questão de conjunto, com muitas pessoas interligadas e envolvidas em um mesmo objetivo”, define o produtor de moda e figurinista.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x