17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fantasias carnavalescas animam as festas dos foliões

Fantasias carnavalescas animam as festas dos foliões

27/02/2014 00h58 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Fantasias carnavalescas animam as festas dos foliões

Já é tradição em datas festivas, e tanto no carnaval como em eventos temáticos, as fantasias permitem com que as pessoas se “transformem” em diferentes personagens, além de ser uma ótima maneira de descontração.

 

Com a aproximação do Carnaval, o mercado de fantasias fica bastante aquecido devido o aumento de compras e locações por foliões que querem a melhor roupa para brincar nas festividades. 

O comerciante Luiz Carlos Lopes que trabalha há oito anos com fantasias em São Carlos, conta que os modelos mais procurados nessa época são os mais “descontraídos”, isso inclui odaliscas, princesas e personagens infantis que remetem a alegria, como a “Turma do Chaves”.

Luiz, que também desenha e confecciona as fantasias, diz que a procura acontece no ano todo. “O mundo já carrega isso desde o princípio, em todo o planeta as diferentes culturas se fantasiavam para celebrar grandes acontecimentos. Para mim, o carnaval é a segunda melhor época de procura, perde apenas para um grande evento universitário”, comenta.

O auxiliar administrativo Odair Roberto Vitalino trabalha com o desenho e confecção de fantasias desde 2006, e contou que gosta de se inspirar em personagens de filmes. Ele mostrará seu trabalho no tradicional Desfile de Fantasias do Carnaval de rua em São Carlos e revela que a temática escolhida foi a “faraó”, além de uma fantasia inédita com elementos de reciclagem como garrafas pet e forminhas de brigadeiro.

Luiz acredita que a pessoa que se fantasia, revive aquele personagem de forma descontraída. “A pessoa que veste a fantasia, acaba reproduzindo um personagem ficcional que gostaria de ser. E é uma glória poder pesquisar, confeccionar o seu produto e emocionar os foliões”, agradece.

Gilson Aparecido Nicola também fará uma apresentação no Carnaval de rua. Ele começou a trabalhar com fantasias em 2006 e antecipa que o tema central do desfile deste ano será uma homenagem aos seus 20 anos de trabalho como transformista, além de uma roupagem inédita, repleta de brilho, pedrarias e cristais em homenagem a sua musa inspiradora, Marisa Monte. “Toda maneira de manifestar sua alegria é importante. Temos que nos permitir. Podemos fazer isso o ano inteiro, mas é no carnaval que esse espírito de alegria e diversão é mais forte e a fantasia permite que a pessoa se solte, se libere.”

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x