2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ibaté: Escola Julio Benedito Mendes realiza exposição folclórica

Ibaté: Escola Julio Benedito Mendes realiza exposição folclórica

27/08/2014 12h00 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ibaté: Escola Julio Benedito Mendes realiza exposição folclórica

A E.M. Julio Benedicto Mendes iniciou na ultima sexta-feira, 22, com encerramento nesta terça-feira, 26, uma Exposição Folclórica.

A organização envolveu alunos do 2° ao 5° ano do ensino fundamental, dos períodos da manha e da tarde, com a confecção de trabalhos com a  orientação dos professores.

Através de maquetes de personagens folclóricos, objetos feitos com material reciclado e utensílios antigos eles retrataram o tema.

Lendas e mitos do folclore brasileiro foram trabalhados junto aos alunos, englobando praticamente todas as disciplinas, da leitura, da releitura, do desenho, da arte e da música. 

Os alunos apresentaram os personagens Saci e Curupira, participaram do projeto  “A bateria de Latas”, utilizando latas e garrafas para formação de instrumentos musicais, além de leituras de poesias, como por exemplo “A flor amarela” de Cecília Meireles, “Mistério de amor” de José Paulo Paes, “Não passou” de Carlos Drumond, entre outros.  

FOLCLORE

É a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através dastradições,lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A Unesco declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação. 

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antiguidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da Unesco é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x