16 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Morre o escritor russo Daniil Granin aos 98 anos

Morre o escritor russo Daniil Granin aos 98 anos

06/07/2017 03h59 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Morre o escritor russo Daniil Granin aos 98 anos

O escritor e roteirista russo Daniil Granin faleceu na noite de terça-feira (4), aos 98 anos, em um hospital de São Petersburgo. Tido como um mestre da literatura russa, ele estava internado na UTI. 

Engenheiro de formação, Granin publicou em 1954 sua primeira novela. O texto contava a história de um cientista que precisa lutar contra a burocracia para desenvolver suas pesquisas. A obra cativou os leitores soviéticos e o até então desconhecido escritor se tornou popular. Vários de seus livros viraram filmes roteirizados por ele mesmo.

Granin foi voluntário do Exército Soviético na Segunda Guerra Mundial e foi condecorado com a ordem da Estrela Vermelha.

Entre 1977 e 1981, ele e Ales Adamovich escreveram “Crônica do cerco de Leningrado”, sobre o cerco nazista a Leningrado (atualmente São Petersburgo) durante a Segunda Guerra Mundial. O livro, no entanto, só foi publicado em 1984, por conta da oposição dos hierarcas comunistas da cidade.

Granin, que foi agraciado com as maiores distinções soviéticas e russas, foi declarado cidadão ilustre de São Petersburgo em 2005.

“Daniil nos deixou histórias honestas sobre o homem e o tempo. Ele escreveu sobre coisas que doem lembrar, mas que são impossíveis de esquecer”, escreveu o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, em sua página do Facebook.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x