7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Mostra na UFSCar resgata a memória da instituição

Mostra na UFSCar resgata a memória da instituição

12/02/2014 22h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Mostra na UFSCar resgata a memória da instituição

Até o dia 7 de março o piso da Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a exposição “Imprensa, história e memória: a UFSCar contada pelo Jornalismo” que reúne parte do registro da memória da Instituição. São recortes de jornais e revistas que apresentam notícias, reportagens, editoriais, artigos e notas em que a Universidade aparece.

 

Gisele Bicaletto de Souza – Diretora de Comunicação Social da UFSCar,  explica que a exposição integrou a programação de atividades que comemoraram os 25 anos da Coordenadoria de Comunicação Social do Campus e que os recortes, além de contarem a história da Universidade, fazem uma homenagem à imprensa que os ajuda a divulgar as ações da UFSCar. “A exposição é a história de uma Universidade que no início era conhecida como pequena notável e hoje transformou-se em uma Instituição reconhecida que oferece ensino público gratuito e de qualidade, pautada na excelência acadêmica e no compromisso social”.

Os recortes mostram o começo de muitos cursos, a construção de edifícios, laboratórios e a posse de reitores que integram a história Universidade. “Um dos acontecimentos que despertaram minha atenção foi a construção do prédio da Biblioteca Comunitária da Universidade, que é uma unidade tão importante para a instituição e para o município de São Carlos”, conta.

A atividade de recorte e arquivos de notícias de jornais (conhecida como “Clipping” pelos profissionais de comunicação) relembram os registros de momentos, eventos e conquistas de pessoas e locais, o que para Gisele é fundamental para a memória da Universidade. “A CCS realiza o clipping desde 1988 e durante a pesquisa que fizemos conhecemos acontecimentos, pessoas e momentos que fazem parte da história da UFSCar, e que jamais conheceríamos se não fosse a partir da preservação dessa memória e desse resgate que fizemos. E acho que isso vale para qualquer tipo de instituição e até mesmo para nossa memória pessoal, familiar. Como é bom voltar no tempo e relembrar momentos, conquistas importantes, acontecimentos marcantes e até mesmo as dificuldades de algum período. A memória permite que as gerações futuras tenham acesso ao histórico de uma organização e que possam, a partir disso, preservá-la”, finaliza.

A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h. Entrada gratuita. 

 

Informações (16) 3351-8275.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x