18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fernando & Sorocaba mistura ritmos brasileiros

Fernando & Sorocaba mistura ritmos brasileiros

14/04/2012 13h18 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Fernando & Sorocaba mistura ritmos brasileiros

Sucesso absoluto de público, Fernando & Sorocaba conquista a cada dia mais fãs por todo o mundo. A carreira internacional está decolando. Com exclusividade, a dupla sertaneja conversou com o Primeira Página e contou um pouco da sua história, projetos e do sucesso. Acompanhe o bate-papo com Fernando & Sorocaba.

 

Primeira Página: A música caipira sempre foi um dueto e hoje o novo sertanejo vem perdendo este dueto. Fernando e Sorocaba mantêm esta tradição. Isso é ter referência com a música raiz?

F&S: Nós acreditamos que sim. Apesar de nossa música ser diferente das outras duplas, com uma linguagem própria, somos muito influenciados por esses artistas mais antigos, afinal, crescemos ouvindo suas músicas. Isso torna inevitável essa influência.

 

Primeira Página: Fernando Bonifácio e Fernando de Assis são de locais bem diferentes e com culturas diferentes. Como isso influencia nos arranjos musicais e nas composições?

F&S: Nós nos demos bem desde o momento em que nos conhecemos, tanto artisticamente como na amizade em si. Musicalmente falando, nossas experiências de vida estão muito explícitas na nossa música, e o fato de termos passado por coisas tão diferentes só enriquece nosso repertório.

 

Primeira Página: O DVD Fernando e Sorocaba na Ópera de Arame é um show de tecnologia e interatividade. Porque utilizar este conceito tecnológico nos shows?

F&S: Nós sempre buscamos novas formas de interagir com o público. No novo DVD usamos a projeção mapeada em 3D, que possibilita essa interação com maior intensidade. Foi uma ideia que deu muito certo, o projeto foi muito especial e foi realmente inovador, o primeiro DVD totalmente gravado com essa tecnologia no mundo. Ficamos muito contentes com o resultado.

 

Primeira Página: Hoje ainda há a participação em rodeios, feiras agropecuárias. Isso continua tendo uma importância nos shows, mas Fernando e Sorocaba já está encaminhando para aqueles shows com públicos mais restritos ou a emoção é tocar para uma grande plateia?

F&S: Em shows normais, com certeza é mais gostoso tocar para uma grande plateia. Os rodeios e as feiras possibilitam muito isso, além de enriquecer muito o gênero sertanejo, pois eles juntam grandes nomes do estilo em um só evento, o que atrai mais público. Os artistas sertanejos são muito ligados por causa disso, dessas feiras, onde nos encontramos, tocamos algumas modas e trocamos algumas ideias.

 

Primeira Página: Sorocaba é um dos maiores fenômenos de direitos autorais. Como encarar esta realidade de estar entre os que mais faturam com os direitos autorais?

Sorocaba: Para mim é uma surpresa. Só queria que a minha música chegasse ao coração das pessoas. Ser reconhecido como um dos principais compositores é um grande presente. Por outro lado, vejo como a instituição do Ecad tem trabalhado bastante, permitindo a nós compositores receber esse título. Só tenho que agradecer.

 

Primeira Página: Onde Fernando e Sorocaba colocam a mão “vira ouro, ou seja, sucesso”. Por que isso acontece?

F&S: Nós não temos uma “fórmula do sucesso”. Acreditamos que a base para uma carreira bem sucedida é muito trabalho. Somos muito focados no que fazemos e temos um escritório muito sério e organizado, que agencia nossa carreira e de alguns parceiros nossos. Batalhamos muito para chegar aonde chegamos e com certeza, é um sonho realizado.

 

Primeira Página: Como lidar com o sucesso?

F&S: É preciso ter cuidado para não subir à cabeça. Nós contamos com todos os nossos amigos e nossa família, eles são a base que mantém nossos pés no chão. Buscamos sempre respeitar todo mundo, seja quem for essa pessoa.

 

Primeira Página: Hoje a estrutura do F&S está dividida em Londrina e São Paulo, isso facilita para dupla?

F&S: Em São Paulo fica o nosso escritório, a FS Produções Artísticas que agencia nossa carreira e as de nossos parceiros Thaeme e Thiago, Inimigos da HP, Tânia Mara e Jeann e Júlio. Já em Londrina fica o nosso depósito, onde guardamos nossos equipamentos, nossos ônibus e nossa infraestrutura em geral.

 

Primeira Página: Fernando é um grande instrumentista e fica aí com uma das partes mais importantes que são os arranjos? Como é feito este trabalho? Afinal dá trabalho?

Fernando: É um trabalho que requer muita atenção e dedicação. A base para o sucesso de um CD é o arranjo. Logo, dá bastante trabalho. Mas gosto do que faço e, sendo assim, acaba virando um prazer.

 

Primeira Página: O estilo country está presente nas músicas de F&S, de onde vem esta influência?

F&S: Nós crescemos ouvindo a música country, é um dos nossos estilos favoritos. Uma boa parte dos nossos grandes ídolos musicais são da música country e isso influencia muito em nossas composições.

 

Primeira Página: Um fato pitoresco com fãs?

F&S: Nós temos várias histórias engraçadas com nossas fãs. A mais louca é a de uma fã que entrou no bagageiro do ônibus da nossa equipe e viajou centenas de quilômetros lá dentro. Só descobrimos quando fomos descarregar as coisas. Isso realmente foi uma loucura.

 

Primeira Página: O maior sucesso?

F&S: Nós temos muitos sucessos e músicas especiais. Temos a ‘Paga Pau’, que foi o primeiro grande sucesso, a ‘Madri’, a ‘Tô Passando Mal’, e mais recentemente, a ‘É Tenso’, que está bombando nas paradas.

 

Primeira Página: O clipe ‘É Tenso’ se tornou sucesso na internet. Como vocês avaliam o poder da internet, das web-rádios, das redes sociais?

F&S: A internet e tudo que a envolve é uma grande aliada dos artistas. As redes sociais, as web-rádios e o YouTube são uma das melhores fontes de divulgação que existem, podendo realmente alavancar uma música ou até um artista. Quem souber usar bem essa fonte, só tem lucros, pode colher muitos frutos.

 

Primeira Página: O Sorocaba declarou que o mercado da música é acelerado e não dá para esperar muito tempo para lançar um single, depois de um trabalho completo como um DVD/CD. Por que isso acontece?

F&S: Porque hoje o consumo é muito acelerado. Estão surgindo sempre coisas novas e quem ficar parado, fica para trás. As pessoas não aguentam ficar um ano sem um novo lançamento, acabam procurando outros artistas, e você fica esquecido.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
marilda
marilda
12 anos atrás

Que show maravilhoso,parabens!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x