27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pantomine Jazz faz nova apresentação após sete anos

Pantomine Jazz faz nova apresentação após sete anos

30/10/2014 20h43 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Pantomine Jazz faz nova apresentação após sete anos

O Pantomine Jazz é um coletivo multimídia com foco na música instrumental. Com muito mistério, estão preparando o show inédito para essa sexta feira, dia 31 de outubro no Centro Cultural Espaço 7, a partir das 20h30. Atenção, os ingressos são limitados e devem ser comprados antecipadamente, são apenas 100 ingressos.

A banda é formada por músicos experientes e com das mais diversas profissões. Paulo Aggio, um dos integrantes, comenta que o mais interessante no grupo é sua formação: “Alguns deles já tocaram em bandas de baile aqui da cidade nas décadas de 80 e 90, mas nos dias de hoje eu sou o único artista que continua estudando técnicas e métodos”. Na banda há produtores audiovisuais, professores universitários e profissionais do comércio.

Para as apresentações o grupo prepara figurinos de personagens fictícios e psicodélicos com base na arte “Non-Sense”. Os cenários são construídos a partir de projeções, como o recurso de mapping 3d. Para este show, Aggio conta que “não podemos revelar os mistérios da lisergia e psicodelia que o expectador vivenciará no espaço 7”.

Em atividade desde 1993, o grupo e seus integrantes vêm realizando vídeos, gravando discos e compondo peças gráficas e infográficas, além de realizar apresentações ao vivo. Durante essas apresentações, o grupo une várias facetas de sua produção, o que resulta num conteúdo que mescla, no palco, músicos, personagens performáticos mascarados, projeções videográficas e Vj. Para o show desta sexta feira, o Vj Cosmo será o responsável pelas projeções. 

A sonoridade produzida por eles é minimalista, a banda trabalha na construção de uma música fundamentada na repetição, frequentemente de pequenos trechos, com pequenas variações através de grandes períodos de tempo, também conhecida como looping. Paulo contou que esse trabalho foi feito a partir dos temas principais, já executados ou gravados pela banda, para recriá-los. Trabalha com a repetição de sonoridade e com a constância de um tom que, executado durante um longo tempo e com ritmos quase hipnóticos, podem ser frequentemente associados à composição da música eletrônica e da música psicodélica, sendo outra influência, referenciando a música progressiva.

Os shows mais marcantes do Pantomine Jazz foram a participação no Enearte 2003, na Universidade Federal de São Carlos, e a apresentação durante a primeira edição do Festival Contato, em 2007, na Estação Cultura/Plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x