7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto Expandido realiza oficina neste sábado

Projeto Expandido realiza oficina neste sábado

23/03/2012 22h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto Expandido realiza oficina neste sábado

Com o objetivo de discutir a produção artística da mulher, com destaque para a mulher afrodescendente na sociedade brasileira, a Prefeitura de São Carlos realiza, dentro das comemorações do Mês da Mulher, o projeto Feminino Expandido.

 

Organizado pela Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com a secretaria de Cidadania e Assistência Social, o projeto será realizado durante todo o mês de março com oficinas, exposições e mesas redondas, aberto para o público em geral, com destaque para o público feminino.

Neste sábado, 24, será realizada a Oficina Extero – Corpo – Arte Urbana/ Lambe-lambe com a artista plástica Ariane Neves, das 15h às 18h, no Centro de Cultura Afro-brasileira Odette dos Santos.

Arte Urbana ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público.

O lambe-lambe é uma imagem essencialmente nômade. Daí resulta sua grande versatilidade e a desenvoltura com que transita entre espaço público e privado – característica que o coloca em posição singular e privilegiada, no contexto da reflexão artística contemporânea. Obras idênticas vão sendo transformadas pela cidade: em cada nova locação, signos urbanos interferem em seu conteúdo, sugerindo diferentes leituras.

O lambe-lambe vem se tornando, cada vez mais, um campo fértil à experimentação gráfica, abarcando xilogravura, stencil, desenho, fotografia, tipografia e imagem digital. O laboratório dessa experimentação pode ser pensado como uma continuidade entre ateliê – ou computador – e cidade. Nisso ele se diferencia daquelas manifestações de arte de rua cuja elaboração se dá, exclusivamente, no corpo-a-corpo físico com a metrópole.

O processo de elaboração do lambe-lambe tem outra natureza, inclusive por que ele é concebido para um campo pré-determinado e restrito – a folha de papel.

O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” está localizado na Rua Alexandrina, 844 – Centro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x