Projeto Guri de São Carlos realiza apresentação pedagógica
O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura apresentou nos últimos dias 7 e 8 de novembro, no Pólo Regional São Carlos, apresentações dos alunos das turmas iniciante e intermediária para mostrar o conhecimento adquirido durante o semestre.
Participaram do evento 265 alunos, entre as turmas do período da manhã e da tarde, dos cursos de sopros, cordas dedilhadas, canto coral, iniciação musical, percussão, bateria e teclado. O evento foi aberto ao público.
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e funciona hoje como a base da formação musical do Estado de São Paulo. São milhares de guris, centenas de pólos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.
A Coordenadora do Pólo Regional São Carlos, Mariana B. Assumpção fala sobre o balanço do trabalho realizado durante o ano de 2012 e futuras apresentações. “Para nós foi bastante satisfatório o resultado alcançado. Pra se ter uma idéia os alunos iniciantes já estão ensaiando juntamente com os alunos de turmas avançadas o que aumenta ainda mais o aproveitamento e desenvolvimento deles”.
“Até o final deste ano haverá novas apresentações artísticas das turmas avançadas que será nossa tradicional apresentação de encerramento das atividades do semestre no Sesc São Carlos nos dias 6 e 7 de dezembro, além de outras apresentações especificas que normalmente são solicitadas à nós”, ressalta Mariana.
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 pólos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela “Amigos do Guri”, enquanto a gestão das unidades da capital, com 18 mil guris, em 48 pólos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. A “Amigos do Guri”, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado, seu idealizador, a “Amigos do Guri” conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.