7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Ramires vê Brasil melhor preparado em caso de pênaltis

Ramires vê Brasil melhor preparado em caso de pênaltis

01/07/2014 19h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ramires vê Brasil melhor preparado em caso de pênaltis
Gaspar Nóbrega/Vipcomm
O que a gente passou contra o Chile vai servir de mais motivação para a gente fazer melhor nessa reta final”, disse Ramires.

Os jogadores da seleção brasileira estarão psicologicamente melhor preparados em caso de uma nova disputa de pênaltis na Copa do Mundo após a vitória sobre o Chile, disse nesta terça-feira, 1º, o volante Ramires, depois que vários atletas do Brasil deram sinais de instabilidade emocional na decisão contra os chilenos.

 

Cenas de choro do capitão Thiago Silva, do goleiro Julio Cesar e do atacante Neymar, entre outros, antes e depois da vitória nos pênaltis sobre o Chile, além do pedido do zagueiro para ser o último a cobrar pênalti por falta de confiança, colocaram em xeque o psicológico dos brasileiros, que têm a responsabilidade de conquistar o primeiro título mundial em casa e o sexto do Brasil.

O técnico Luiz Felipe Scolari inclusive chamou de volta à Granja Comary a psicóloga Regina Brandão para conversar com os atletas, nesta terça. Regina já havia ajudado Felipão a traçar um perfil psicológico dos 23 atletas convocados para o Mundial antes do início da competição.

Ramires minimizou a possibilidade de o time estar sofrendo qualquer problema emocional, e afirmou que a experiência da vitória sobre o Chile, no sábado, num jogo tenso no Mineirão, aumentou o preparo do time para uma eventual nova disputa de pênaltis.

“O que a gente passou contra o Chile vai servir de mais motivação para a gente fazer melhor nessa reta final. Se vier outra disputa de pênalti a gente vai estar melhor preparado”, afirmou o jogador do Chelsea em entrevista coletiva no centro de treinamento do Brasil, em Teresópolis (RJ).

“O emocional é justamente pela partida, jogar 90 minutos, mais prorrogação, no calor, com 200 milhões de pessoas torcendo, isso tudo conta, mas o time está preparado e a gente está sabendo administrar bem dentro de campo e o extra-campo”, acrescentou.

Apesar do choro de alguns jogadores antes mesmo dos pênaltis, com destaque para o pranto de Thiago Silva, o Brasil derrotou o Chile nos pênaltis por 3 x 2, com duas defesas do goleiro Julio Cesar. Dois brasileiros erraram suas cobranças, Hulk e Willian, o que levou Felipão a reconhecer depois do jogo que alguns atletas sentiram o peso de jogar uma Copa do Mundo pela primeira vez.

O estado emocional dos jogadores se tornou tema central na seleção brasileira nos últimos dias depois da partida com o Chile, mas os jogadores têm tentado minimizar a questão. O volante Fernandinho disse na segunda-feira que a seleção precisa se concentrar em melhorar dentro de campo e não se distrair com outras questões.

O técnico Luiz Felipe Scolari, no entanto, reconheceu que alguns jogadores estão sentindo a pressão de jogar uma Copa do Mundo em casa com a responsabilidade de ganhar. A revelação foi feita durante uma conversa com seis “jornalistas amigos” –segundo a CBF–, na segunda-feira, de acordo com participantes do encontro.

A psicóloga Regina Brandão foi chamada de surpresa para ter uma conversa com os jogadores nesta terça. O tema da reunião não foi revelado pela CBF, que ainda deve divulgar uma declaração oficial da profissional. (reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier)

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x