28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Revista do Tusp é lançada com integração de performances

Revista do Tusp é lançada com integração de performances

25/10/2013 21h55 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Revista do Tusp é lançada com integração de performances

O núcleo de teatro da USP (Tusp), órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, realiza neste sábado, 26, uma atividade artística chamada A(p)arte da Vez, com o objetivo de compartilhar performances e lançar a sexta edição da revista. O evento acontece às 20h, na Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda.

 

De acordo com Marco Donizete Paulino da Silva, assistente de produção do Tusp São Carlos, o A(p)arte da vez é uma atividade já realizada pelo Tusp, no entanto, dessa vez traz performances que foram elaboradas coletivamente ao longo do semestre e coordenadas pelo artista convidado e orientador de arte dramática do Tusp de Bauru, Francisco Serpa. Esta elaboração fez parte do NEP – Núcleo de Estudos permanentes do teatro da Universidade de São Paulo.

“O tema escolhido foi violação e utilizado como base para todas as performances. A atividade será uma forma de encerrar a oficina ministrada nos últimos meses”, diz o assistente de produção.

A proposta foi mergulhar no universo performático a partir de variados eixos, buscando aproximar os participantes de uma construção cênico-performativa em que esperou- se tornar evidentes questões ligadas a expressividade, a pessoalidade e problemas sociais. Os participantes foram convidados a analisar, criar e compartilhar situações cênico-performativas, a partir de um tema proposto e inseri-lo a um contexto maior, envolvendo a sociedade em que vivem.

Essa é a quinta edição do A(p)arte da Vez, que originalmente é elaborado a partir de reuniões mensais ao longo de um semestre. Nesta edição, excepcionalmente, ele foi realizado de outra forma. Marco conta que as outras vezes o tema surgia como resultado dos debates ocorridos, dessa vez o tema e a forma vieram primeiro.

 

REVISTA

Durante a ação cultural haverá o lançamento da sexta edição da revista aParte XXI. A revista do Tusp publica textos de discussão teatral, com artigos, debates, contribuições de leitores que possuem interesse em dialogar com temas diversos.

 

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x