11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos recebe o embaixador da bossa nova da França

São Carlos recebe o embaixador da bossa nova da França

08/10/2013 22h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos recebe o embaixador da bossa nova da França

São Carlos recebe nesta quarta-feira, 8, às 21h, no Teatro do Sesc São Carlos, o cantor, compositor, violonista e arranjador brasileiro radicado na França, Paulo Costa. Ele, que é tido como embaixador da Bossa Nova na França, está no Brasil com seu show “Saveur de Bossa” (Sabor de Bossa), visto por mais de 500 mil pessoas em toda a Europa, com releituras de canções como, por exemplo, Trenzinho Caipira, de Villa Lobos, executado em ritmo de Bossa Nova. Seu show conta com a participação dos músicos Felipe Ávila, Maurício Biazzi, Ale Damasceno e Beba Zanettini.

 

Paulo começou na música como baterista em Salvador e sempre gostou de música brasileira. Da bateria ele foi para o violão, pela necessidade da harmonia, já que também havia começado a cantar e percebeu a necessidade de compor.

De Salvador foi a São Paulo, onde participou de vários movimentos e festivais de música. “Embora tenha praticado gêneros musicais diferentes, a bossa nova sempre esteve presente, também pelo meu jeito introspectivo de tocar e cantar, visando sempre a suavidade”, relata.

Para o músico compor é um ato solitário e de liberdade total, em que é possível passear pelo nordeste, recôncavo baiano e ter, ao mesmo tempo, referências francesas. “Eu digo que minhas influências são muitas, desde Gonzaga, Caymmi, João Gilberto, Jobim, Beatles, Sting, Caetano Veloso e muitos outros. Mas existe também minha paixão pelo Jazz e nomes como Miles Davis, Chet Baker e Keith Jarret também passeiam por minha ideias”.

A respeito do título de embaixador da Bossa Nova na França, Costa explica que ele surgiu depois que foi convidado para o Jazz Sur Son 31, o festival de jazz mais importante da região sudeste da França. Ele deu uma entrevista ao jornal da cidade de Toulouse, cidade onde morou antes de ir para Paris, e o título da reportagem era “O embaixador da bossa nova habita em Toulouse”.

“A partir dai toda imprensa divulgou o título, devo dizer que não me sinto muito à vontade com esse rótulo pomposo, mas ao mesmo tempo me orgulho em contribuir de alguma forma com a divulgação da música brasileira. A bossa nova é um subgênero do samba sofisticado e rico em harmonia, que agrada bastante aos franceses amantes do jazz e da musica de concerto”, define o músico.

A apresentação de hoje acontece pela primeira vez em São Carlos, mas essa não é a primeira vez que embaixador da bossa nova na França vem à cidade. “Estive em São Carlos há muito anos com um grupo chamado ‘Papa-poluição’, uma banda nordestina-paulista que misturava poesia e bom humor”, lembra. “Meu show se chama ‘Sabor de bossa’ justamente por unir alguns outros ritmos sempre com a pegada e suavidade da bossa nova”, conclui Paulo Costa.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x