6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Banco Comunitário lançará moeda social no Pacaembu

Banco Comunitário lançará moeda social no Pacaembu

07/05/2013 12h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Banco Comunitário lançará moeda social no Pacaembu

No próximo dia 13, o Banco Comunitário Nascente, localizado no bairro Pacaembu, irá colocar em circulação sua moeda social para a comunidade das regiões atendidas. A moeda social se chamará ‘Vida’ e será usada entre consumidores e comerciantes cadastrados pelo banco.

 

Os valores são os mesmo da moeda real, então 1 vida é equivalente a 1 real, respectivamente. A pessoa que se interessar em obter a moeda social poderá fazer um empréstimo no Banco Nascente. O morador terá as linhas de crédito nos valores de 50, 75 e 100 ‘Vidas’ que poderão ser pagos em 30, 60 e 90 dias respectivamente e sem acréscimos.

A ‘Vida’ será aceita somente nos comércios cadastrados, que hoje somam nove estabelecimentos e que atenderão os moradores dos bairros Pacaembu, Cruzeiro do Sul, Madre Cabrini, Monte Carlos e Jardim Gonzaga. O comerciante que receber a moeda social poderá também utilizá-la em outros comércios ou trocá-la no banco por valores reais.

Para obter a moeda social, o cidadão passará por uma avaliação de crédito que determinará a liberação do empréstimo. Para se cadastrar, o morador precisa estar munido dos documentos pessoais, comprovante de residência e indicar três referências pessoais que farão a ação de ‘aval solidário’ que darão mais informações sobre a requisitante e suas condições de pagamento.

“O novo potencial do Banco Nascente será a moeda social que irá beneficiar a comunidade e o comércio gerando trabalho e renda local, desenvolvendo recursos e enriquecimento do bairro”, comenta a agente de crédito Gilmara Fernandes Soares.

As políticas de crédito são estabelecidas pelo Conselho Gestor do banco criado por integrantes da própria comunidade. Além do departamento, o Banco Nascente conta com o Conselho de Análise de Crédito e Fórum de Desenvolvimento Local que são as demandas da comunidade para o banco, como atividades de educação, cultura, esporte e lazer.

O Banco Comunitário Nascente inaugurou em 23 de junho de 2012 e inicialmente oferecia aos cadastrados o serviço de crédito produtivo direcionados a comerciantes das regiões atendidas. O comerciante local tem disponível uma linha de crédito para investir em seu negócio podendo parcelar em 12 vezes a 1% de juros/mês. Em quase um ano foram concedidos seis empréstimos.

 

Economia solidária com participação da educação pública

O Banco Nascente faz parte de projeto de desenvolvimento de um território através dos princípios e práticas da Economia Solidária.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem núcleo acadêmico de economia solidária, que fomenta a incubação de empreendimentos e atua na área do Jardim Gonzaga desde 1998, estimulando o desenvolvimento local.

“Todos os Bancos Comunitários são regulamentados pelo Banco Central, a cada nota emitida em moeda social é necessário uma reserva como garantia de fundo credor. Por isso a necessidade constante de arrecadação de dinheiro”, explica colaboradora Luana Castelli.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x