11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Bons pagadores terão benefícios em crédito

Bons pagadores terão benefícios em crédito

20/10/2012 21h10 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Bons pagadores terão benefícios em crédito

Se há punição para os maus pagadores, quando há negativação do nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, por isso nada mais do que justo haver a gratificação aos bons pagadores. Esta pode ter sido a lógica do Governo Federal ao criar a lei do “Cadastro Positivo”.

 

O objetivo é permitir que as pessoas que mantêm as contas em dia possam obter taxas de juros menores ao solicitar crédito. A lei foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 18, e sua regulamentação entra em vigor em 1º de janeiro de 2013, segundo o governo.

O cadastro vai incluir o histórico dos consumidores com todos dados relativos aos empréstimos, crediário, prestações pagas e as que ainda vão vencer. Informações sobre o pagamento de contas de luz, água e telefone também incluídos. O cidadão decide se vai incluir o nome na lista podendo ser feito pela internet ou mesmo em uma loja, na hora de uma compra.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), Alfredo Maffei Neto, comemora a aprovação do Cadastro Positivo, que vai beneficiar os bons pagadores no comércio e ao mesmo tempo não invadirá a privacidade do consumidor.

Segundo Maffei, o cadastro premiará e reconhecerá o bom pagador, ético e responsável, independentemente de sua faixa de renda. “É importante lembrar que isso já acontece, e com sucesso, em vários países desenvolvidos, onde os direitos individuais são plenamente respeitados. Ou seja, temos várias provas de que essa iniciativa dá certo”, destaca.

Só poderão fazer parte do registro de nomes “limpos”, consumidores sem pendências no Serviço de Proteção ao Crédito, Serasa e Banco Central. Será analisado o histórico dos últimos 15 anos.

O comerciário Valdemir Pereira acredita que o Cadastro irá gratificar os bons pagadores, porém aquele consumidor que em algum momento teve seu cadastro negativado e depois regularizou a situação, não será visto como bom pagador através do sistema. “O consumidor que passou por alguma dificuldade e deixou de acertar sua dívida pontualmente, fica restrito no Cadastro do bom pagador mesmo já com o ‘nome limpo’ no Serasa e no SPC”, comenta Pereira.

O gerente da loja Cibelar, Fábio Romero, diz que não deve ter mudança nas taxas de juros do mercado, pois a grande parte das taxas cobradas atualmente no mercado é por causa da inadimplência muita alta. “Vamos dar alguns descontos especiais para os clientes que se apresentam dentro de um histórico positivo no momento da avaliação de crédito. Porém os preços anunciados não terão variação nos anúncios”, diz Romero.

Romero também ressalta que não será discriminado aquele consumidor que teve seu nome negativado por algum motivo e hoje tem sua situação regularizada. “Esse consumidor também será considerado por nós um bom consumidor”, afirma.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x