11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Calote cai 24,64% no primeiro semestre

Calote cai 24,64% no primeiro semestre

12/07/2012 12h58 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Calote cai 24,64% no primeiro semestre

Os dados registrados pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mantido pela Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), apontam uma queda de 24,644% na inadimplência nos primeiro seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. Entre janeiro e junho de 2012 houve a inclusão de 11.387 consumidores no cadastro de inadimplentes. No primeiro semestre do ano passado este número chegou a 15.112 consumidores.

Levando-se em conta apenas o mês de junho de 2012, houve uma queda de 29,74% no registro de inadimplentes em comparação ao mesmo período do ano anterior. No sexto mês do ano passado 2.824 pessoas passaram a fazer parte da lista dos maus pagadores contra 1.984 de junho deste ano.

De forma contraditória, os números mostram que a recuperação do crédito, ou seja o número de consumidores que pagaram dívidas antigas e deixaram a lista de inadimplentes, caiu em 13,48% entre janeiro e junho deste ano. Neste período foram registradas 12.785 exclusões contra 14.777 do mesmo período de 2011.

Os dados de junho também apontam queda nas exclusões, mas bem mais modesta: 16,14%. No sexto mês de 2011 houve um total de 2.322 são-carlenses que “limparam” o nome no sistema de crédito. No mesmo período deste ano, 1.947 consumidores também deixaram os registros de inadimplentes.

O presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, afirma que apesar de a inadimplência crescer pontualmente num mês ou outro, o primeiro semestre registrou números muito bons, tanto em compras quando na queda do calote. Segundo ele, o segundo semestre reserva os melhores meses para o comércio varejista. “Temos o Dia dos Pais em agosto, o Dia das Crianças em outubro e depois só se fala em Natal e Réveillon. Tenho certeza de que teremos um ótimo segundo semestre”, ressalta ele.

De acordo com o presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto, em junho, a inadimplência no município apresentou uma diminuição significativa, comparando-se com o mesmo período do ano passado. “Devido à expansão da renda real e os bons indicadores do mercado de trabalho, esperamos que esse processo continue”, opina.

Neto também faz questão de enfatizar que esses dados são referentes apenas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), ou seja, à movimentação do comércio local e por isso, excluem informações de bancos, como cheque especial e cartão de crédito.

A Acisc possui o SCPC | Recuperação, uma equipe que realiza acordos de uma forma simples amigável, para que o inadimplente pague sua dívida e continue gerando lucros ao comerciante. Este serviço está localizado na Unidade ACISC do Mercado Municipal (Box 2). Telefones: (16) 3501 5444 e 3501 5252.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x