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Cargas com excesso de peso reduzem vida útil de asfalto em até 60%

14/08/2013 11h19 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Cargas com excesso de peso reduzem vida útil de asfalto em até 60%

A pesquisa da professora Heliana Barbosa Fontenelle, que foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade de São Paulo (USP), recebeu o reconhecimento da Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias (ABCR) como a melhor tese de doutorado, nos campos da construção, manutenção, operação e especialmente concessão de rodovias.

A tese defendida no ano passado, mostra a relação do excesso de peso nos veículos de transporte de carga para a deteriorização do asfalto. O estudo contou com a orientação do professor José Leomar Fernandes Júnior e foi defendido em janeiro do ano passado.

Ambos receberam um prêmio durante o 8º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C), que acontece até amanhã, em Santos.

A pesquisa destacou que a vida útil do pavimento apresenta uma redução de 50% a 60% quando as pressões dos pneus são usadas fora dos padrões estabelecidos pelo fabricante. Outro fator que compromete a condição do asfalto, de acordo com a pesquisa de Heliana, é o excesso de peso por eixo do veículo de transporte.

O estudo expôs várias situações. No caso do eixo simples de rodas simples, os limites dos caminhões com excesso de carga variavam de 20 a 50%. Nos casos dos eixos simples de rodas duplas, o excesso de carga atingia entre 70 e 80% dos eixos.

“O excesso de carga por eixo é muito frequente e o cenário não mudará enquanto não houver a existência de controle na maioria das estradas e a falta de consciência dos motoristas e das transportadoras”, frisa a pesquisadora.

A pesquisa tem o propósito de elencar as causas dos danos provocados no asfalto para que, no futuro, a engenharia possa efetuar um planejamento de manutenção adequado do pavimento.

A tese da professora Heliana foi concluída após cinco anos de desenvolvimento do projeto e a pesquisa começou a ser desenvolvida na década de 1990. Inclusive, a tese de doutorado do professor José Leomar foi embasada no tema, em 1994.

Hoje a pesquisadora Heliana é professora adjunta do Departamento de Construção Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento.

De acordo com Heliana, tanto a pesquisa dele com a do professor José Leomar abrem caminhos para novos campos de estudo sobre o assunto. A professora revela que os alunos da UEL começam a seguir essa linha de pesquisa, em busca de novas alternativas que reduzam a deterioração do asfalto.

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