6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ciesp lança sistema que simula desconto na conta de luz

Ciesp lança sistema que simula desconto na conta de luz

21/02/2013 11h48 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ciesp lança sistema que simula desconto na conta de luz

O Ciesp lançou um simulador que permite ao consumidor conferir o desconto na conta de luz conquistado com a entrada em vigor da Lei 12.783, que prevê redução tarifária de energia.

A ferramenta disponível no site (www.ciesp.com.br) permite que cada um compare o valor que pagava antes da medida e o que passará a pagar a partir de agora. Além disso, será possível também conhecer o percentual desse desconto. O simulador funciona apenas com dados do Estado de São Paulo.

Para simular o desconto, basta acessar o sistema em www.ciesp.com.br. Com a conta de luz na mão, é só escolher o nome da concessionária fornecedora de energia, o nível de tensão da sua conta e a modalidade da tarifa. O sistema vai gerar um campo em branco onde é preciso digitar o consumo em kWh, que aparece em destaque na conta. A partir daí, será apresentado o resultado com o percentual de desconto e o valor em reais.

A iniciativa de lançar o simulador é mais uma ação da campanha “Energia a Preço Justo”. Lançada em 2011 pela Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), a campanha para a redução do preço da conta de luz ganhou rapidamente as ruas e chegou à Presidência da República, no final do ano passado.

O índice de desconto não será único para todas as companhias de energia elétrica do País. “Cada concessionária tem um valor de tarifa, cada concessionária terá um cálculo, como são 63 tarifas, serão 63 cálculos”, detalhou a Aneel, por meio da assessoria da imprensa.

 

PREÇO JUSTO – Essa redução é resultado da campanha “Energia a Preço Justo”, lançada pela Ciesp, há dois anos, e que mobilizou a sociedade em prol da queda de preço nas contas de luz, tanto das famílias quanto das empresas. A redução estrutural nas tarifas de energia atingiu 20,2%, em média, em todo o Brasil. Para o consumidor residencial, esse desconto é de, no mínimo, 18%. Para consumidores de médio e grande porte, o valor pode chegar a 32%.

Pelos cálculos das entidades, os novos índices utilizados na redução da conta vão aumentar a economia de R$ 720 bilhões – previstos anteriormente – para R$ 945 bilhões nos próximos 30 anos.

O custo da energia elétrica tem mais peso na produção industrial do que o custo da gasolina, afirmou hoje o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini. “Esse reajuste (do preço da gasolina) já era esperado e ocorreria independentemente do que aconteceu com a energia (redução da tarifa). Mas se você me perguntar o que é mais importante para a indústria, se é o custo da energia ou da gasolina, eu diria que claramente é o custo da energia”, disse o economista, ao ser questionado sobre a relação entre o corte no preço da energia e o reajuste dos combustíveis.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x