28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 6,8% em novembro

Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 6,8% em novembro

23/12/2014 16h26 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Demanda por transporte aéreo doméstico cresce 6,8% em novembro

A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), aumentou 6 8% em novembro, na comparação com o mesmo período de 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Já a oferta, calculada em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), apresentou expansão de 4 3% no mesmo período, no terceiro mês consecutivo de alta. Com isso, a taxa de ocupação alcançou novo recorde para novembro nos últimos dez anos, da ordem de 81,2%.

A Anac destacou que entre as principais empresas aéreas brasileiras, Azul e Avianca destacaram-se como as que apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda no mês passado, de 35,2% e 14,6%, respectivamente. No entanto, vale salientar que no caso da Azul, a alta é influenciada pela unificação das operações com a Trip. Se somadas as demandas das duas empresas na base de comparação, o aumento é de 6,4% no mesmo período. Conforme a agência reguladora, Gol e TAM tiveram o mesmo índice de aumento, de 6,0%.

Com o crescimento abaixo das principais concorrentes, as líderes de mercado tiveram leve queda de suas participações de mercado (pelo critério da demanda), de 0,3 ponto porcentual, em ambos os casos, para 38,5% e 36,1%, respectivamente. Já Azul manteve os 16,4% (considerando que em 2013 Azul tinha 12,9% e Trip, 3,5%), enquanto a Avianca ganhou 0,6 p.p., para 8,3%.

Na comparação com o outubro, TAM também apresentou queda de participação, de 0,4 p.p., já que em outubro respondia por 38,9% do mercado. Gol conseguiu manter-se estável enquanto a Azul ganhou 0,5 p.p. e a Avianca teve leve recuo, de 0,1 p.p..

A Anac também divulgou dados sobre o número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico, que atingiu em novembro 8,2 milhões, o maior para o mês nos últimos 10 anos, com alta de 5 6% em relação a novembro de 2013.

 

Internacional

No transporte internacional de passageiros, a demanda (em RPK) das empresas aéreas brasileiras cresceu em novembro pelo nono mês consecutivo, com alta de 4,6% em relação ao mesmo mês de 2013. Já a oferta internacional (em ASK) cresceu 3,4%. Com isso, a taxa de aproveitamento das aeronaves em voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras alcançou 80,6%, contra 79,7% em novembro do ano passado.

O número de passageiros pagos transportados pelas aéreas brasileiras no mercado internacional atingiu 523,4 mil, com aumento de 8% em relação a novembro de 2013. Também neste caso, a agência informou que se trata da maior quantidade de passageiros transportados em voos internacionais por empresas brasileiras em um mês de novembro nos últimos dez anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x