28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar cai 0,21% ante o real, com otimismo no exterior e atento a BC

Dólar cai 0,21% ante o real, com otimismo no exterior e atento a BC

08/05/2013 22h14 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Dólar cai 0,21% ante o real, com otimismo no exterior e atento a BC

O dólar encerrou em leve queda frente ao real nesta quarta-feira, 8, refletindo renovado ânimo nos mercados internacionais após sinais positivos sobre a China e a Alemanha, mas as oscilações eram contidas pela constante vigilância do Banco Central.

 

A moeda norte-americana perdeu 0,21 por cento, cotada a 2,0033 reais na venda. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 2,5 bilhões de dólares.

Os investidores mostraram-se mais otimistas nesta sessão depois que a produção industrial da Alemanha subiu inesperadamente em março. Também contribuiu para o bom humor o crescimento das exportações e das importações da China acima do esperado em abril.

O movimento era limitado, no entanto, pela vigilância do governo e do Banco Central sobre o câmbio, que afirmaram repetidamente que baixa volatilidade é favorável para a economia.

Intervenções da autoridade monetária nos mercados de câmbio também levaram investidores a deduzir que a instituição impôs uma banda cambial informal entre 1,95 e 2,03 reais para o dólar.

“Os índices na Alemanha e na China foram bons, mas a reação foi mínima”, disse o superintendente de câmbio da Advanced, Reginaldo Siaca.

Às 16h29, no horário de Brasília, o euro avançava 0,59 por cento frente ao dólar. Contra uma cesta de divisas, a moeda norte-americana perdia 0,38 por cento.

Siaca destacou ainda que a economia brasileira tem registrado fluxo cambial – entrada e saída de divisas – positivo, o que contribuiu para a depreciação da moeda norte-americana frente ao real e deve apoiar a continuidade dessa tendência.

Segundo o BC, a economia brasileira recebeu 3,515 bilhões de dólares em abril, permanecendo no azul pelo segundo mês consecutivo, devido à entrada de divisas pela conta comercial.

Para Siaca, no entanto, o efeito dessa dinâmica não deve ser pronunciado, uma vez que, além da perspectiva de que o BC possa atuar para evitar excessiva volatilidade no câmbio, investidores relutam em fazer grandes apostas diante das incertezas sobre a economia mundial.

“O mercado está muito preocupado. O pessoal não está soltando dinheiro para investimento”, afirmou ele. “A palavra certa é cautela”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x